loading

Europeu 2008: Dois avançados podem ser a solução

O seleccionador português de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, testou hoje no treino um sistema com dois pontas-de-lança (Nuno Gomes e Hugo Almeida), estratégia que pode ser utilizada no Campeonato da Europa da Áustria e Suíça.

Europeu 2008: Dois avançados podem ser a solução

Ainda que sem Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho - em trabalho específico no hotel -, Scolari ensaiou um 4x4x2, em contraposição ao habitual 4x3x3, chamando os avançados do Benfica e dos alemães do Werder Bremen para o ataque.

Além desta modificação táctica, o seleccionador luso testou também Bosingwa e Paulo Ferreira nas alas defensivas (direita e esquerda, respectivamente), assim como Bruno Alves e Fernando Meira na zona central.

Estes dois últimos jogadores, no entanto, lutam pela titularidade com Ricardo Carvalho, que é certo no “onze”, e Pepe, testado na outra equipa e em dupla com… o preparador físico Darlan Schneider.

Como Cristiano Ronaldo está certo na equipa inicial de Portugal, surgiram Quaresma na ala direita do ataque e Simão no lado oposto, com Deco como “10” e Petit mais recuado.

Pouco depois, João Moutinho passou a fazer o lugar de Deco e Veloso apareceu no papel de Petit, Hélder Postiga “roubou” o lugar a Hugo Almeida e Miguel regressou à posição de lateral direito, por troca com Bosingwa.

Jorge Ribeiro também teve tempo para jogar no “onze” titular - na ala esquerda defensiva e Pepe foi também chamado para o lado de Fernando Meira na zona central.

Os guarda-redes, como habitualmente, treinaram sob a supervisão do técnico Fernando Brassard.

Esta não foi a primeira vez que Scolari ensaiou estratégia semelhante no estágio de Viseu, sendo por isso previsível alteração no habitual sistema da equipa das “quinas”.

O seleccionador português mostrou-se sempre muito interveniente na sessão de trabalho, que decorreu à porta fechada para o público, revelando desagrado, amiúde, por algumas posições incorrectas de alguns atletas, sobretudo os mais defensivos.

No final, Scolari optou por obrigar os jogadores mais ofensivos a trabalho específico, compelindo-os a ultrapassar a linha defensiva e marcar na baliza defensiva, à vez, pelos três guarda-redes seleccionados para o Europeu da Áustria e Suíça.

O treinador adjunto Flávio Teixeira “Murtosa”, o preparador físico Darlan Schneider e o técnico de guarda-redes Fernando Brassard participam terça-feira na habitual conferência diária da selecção portuguesa de futebol.

Em dia de treino aberto em Tondela - a sessão serve também para inauguração do estádio -, os três técnicos vão abordar a primeira semana de trabalho e igualmente antecipar o Campeonato da Europa de Futebol da Áustria e Suíça (de 07 a 29 de Junho).

O dia da selecção lusa na terça-feira começa às 09:00, com a saída do camião de material para a Suíça e, às 11:00, uma comitiva da equipa portuguesa visita a Misericórdia de Viseu.

Às 12:00 realiza-se a conferência de imprensa dos técnicos, estando agendado para as 17:00 o treino aberto ao público no estádio de Tondela.

O lançamento do livro “Mundial2006”, edição da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) será às 19:45, na unidade hoteleira que serve a equipa das “quinas”, e contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Laurentino Dias, e também de Gilberto Madaíl, presidente da FPF, e Nuno Gomes.

As receitas da publicação revertem para as Aldeias SOS.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?