O futebolista Paulo Assunção informou hoje o FC Porto que vai abandonar o clube no final da presente temporada, antecipando a saída em uma época, já que tinha contrato até 2009.
A informação foi prestada pelo próprio FC Porto que emite um curto comunicado no seu site: ''O jogador Paulo Assunção informou a Administração da FC Porto - Futebol, SAD que põe termo, sem justa causa, ao contrato de trabalho desportivo que o liga a esta sociedade. Esta medida tem efeitos já no final da época em curso''.
Segundo o documento, ''a comunicação de Paulo Assunção foi efectuada nos termos do Artigo 17º do Regulamento de transferâncias da FIFA'', de acordo com o qual um jogador pode mudar-se livremente para um clube estrangeiro se tiverem passado três anos desde a assinatura do contrato em vigor, ou apenas dois se o atleta tiver mais de 28 anos.
De acordo com a lei em vigor desde 2001, nestes casos, a indemnização a pagar ao clube é igual ao valor dos vencimentos a pagar ao atleta até final do contrato, sendo uma regra apenas válida para negócios internacionais, não se aplicando a transferências no mesmo país.
O ''trinco'' de 28 anos tem sido um dos pilares da equipa de futebol FC Porto, cotando-se como um dos jogadores mais utilizados por Jesualdo Ferreira no meio-campo.
As partes estavam em negociações há vários meses para renovar o contrato, mas não chegaram a acordo para prolongar o vínculo.