Uma lesão aparentemente “inofensiva”, sofrida na última jogada do treino de sexta-feira, revelou-se hoje uma fractura e o guarda-redes Quim está fora do Euro2008 em futebol, precisamente no dia da estreia de Portugal, face à Turquia.
A poucas horas do embate da ronda inaugural do Grupo A, Quim deslocou-se a um hospital de Genebra, acompanhado pelo médico Henrique Jones, e uma radiografia ao punho direito confirmou que a lesão não é grave, mas, ainda assim, impeditiva de poder participar na prova.
Numa altura em que muitos apontavam o guarda-redes do Benfica como mais perto do que nunca de ''roubar'' o lugar a Ricardo, Quim volta a sofrer uma enorme contrariedade na carreira, depois de ter sido afastado do Mundial2002 devido a um estranho caso de “doping”.
Antes, e como jogador do Sporting de Braga, Joaquim Manuel Sampaio Silva tinha estado no Euro2000, com 24 anos, e actuado no jogo com a Alemanha, que a formação lusa, já apurada, venceu por 3-0.
Nesse encontro, Quim esteve no banco quase até final, junto ao habitual titular Vítor Baía, e entrou aos 89 minutos para o lugar de Pedro Espinha: foi o 22º e último jogador utilizado pelo seleccionador Humberto Coelho no respectivo campeonato da Europa.
Foi, então, a terceira internacionalização “AA” do guarda-redes luso, que se estreou a 18 de Agosto de 1999, no Estádio Nacional, em Lisboa, num embate em que Portugal recebeu e bateu Andorra por 4-0 – entrou ao intervalo para o lugar de Vítor Baía.
Curiosamente, e apesar de ter estado presente, depois, no Euro2004 e no Mundial2006, Quim não mais participou em qualquer encontro em fases finais, sendo sempre suplente de Ricardo.
Ao serviço de Sporting de Braga (21 jogos) e Benfica (cinco), o guarda-redes luso cumpriu 26 internacionalizações “AA”, tendo sofrido apenas 15 golos.
Quim apenas foi o titular indiscutível da selecção das “quinas” na primeira metade da qualificação para o Mundial de 2002, fase em que brilhou sobretudo face à Holanda, num dramático empate a dois golos, com tentos sobre o final de Pauleta e Figo.
Antes, pelo meio e depois dos dois tentos da formação “laranja”, que chegou a dar espectáculo no extinto Estádio das Antas, Quim fez uma série de defesas fantásticas, impedindo Portugal de sofrer uma goleada que se chegou a perspectivar.
Mesmo tendo estado em excelente plano nos cinco jogos inicias de qualificação para o Mundial2002, Quim perdeu o lugar para Ricardo ao sexto jogo e jamais recuperou a titularidade.