O seleccionador nacional de futebol, Carlos Queiroz, apresenta quinta-feira a primeira lista de convocados para encontros oficiais, da qual deverão continuar ausentes Quaresma e Ricardo, pouco ou nada utilizados nos seus clubes.
Portugal joga a 06 de Setembro em Malta e recebe quatro dias depois a selecção da Dinamarca, em Alvalade, nos dois primeiros encontros da fase de apuramento para o Mundial2010, na África do Sul.
Na convocatória para o particular com as Ilhas Faroé (5-0), Carlos Queiroz deixou a ideia de que ''a selecção não é uma casa nem um espectáculo com lugares marcados'' e elegeu os critérios para as suas escolhas: ''Mérito, atitude, forma, qualidade técnica e potencial''.
O novo seleccionador afirmou ainda que não tem ''compromisso ou cumplicidade com nenhum clube ou ninguém'', embora preferisse não dizer se havia lugares cativos na era do seu antecessor, o brasileiro Luiz Felipe Scolari.
Seguindo os critérios apresentados por Queiroz, será expectável que continuem ausentes da convocatória Ricardo, fora dos planos do treinador do Bétis de Sevilha, e Ricardo Quaresma, que apenas jogou cerca de 30 minutos esta época no FC Porto e que ainda espera uma transferência para o Inter de Milão.
Também pouco utilizado no Sporting, Hélder Postiga, uma das ausências mais notadas na última chamada, também terá dificuldades para entrar nas escolhas de Queiroz.
A selecção portuguesa de sub-21 tem dois confrontos decisivos para a qualificação para o Europeu Suécia2009, frente à Inglaterra e à República da Irlanda, o que poderá adiar o regresso de Miguel Veloso à selecção principal.
Depois de não ter saído do banco frente às Ilhas Faroé, João Moutinho também poderá regressar aos sub-21 para os importantes desafios de qualificação, embora o capitão do Sporting tivesse conquistado um estatuto de internacional AA com Scolari.
Carlos Martins, autor do primeiro golo na vitória sobre a equipa nórdica, deverá continuar a merecer a confiança de Carlos Queiroz, tal como Duda, que se afigura como a única alternativa a Simão e Nani para os extremos do ataque, uma vez que Cristiano Ronaldo continua lesionado.
Após a estreia contra as Ilhas Faroé, Danny deve continuar a integrar a convocatória, depois de ter protagonizado a segunda mais cara transferência do defeso, ao mudar-se por 30 milhões de euros do Dínamo de Moscovo para o Zenit.
Uma das surpresas da convocatória poderá ser Pedro Mendes, que se transferiu para o Glasgow Rangers e está a ser uma das figuras dos ''protestantes'' no início da temporada.
Tal como aconteceu para o particular com as Ilhas Faroé, Carlos Queiroz apresentará os convocados no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.