O seleccionador português de futebol de sub-21, Rui Caçador, recusou-se hoje a confirmar a sua demissão caso Portugal não garanta, terça-feira, o apuramento para o Europeu de 2009, cenário mais do que provável.
Falando na véspera do último jogo do Grupo 3 de apuramento para os “play-offs”, marcado para o Funchal, face à República da Irlanda, Rui Caçador repetiu o que disse em Wembley, sexta-feira, após a derrota por 2-0 com a Inglaterra.
“O que disse está dito. Estamos a preparar o jogo com a República da Irlanda, que Portugal vai ganhar. O resto, só será decidido à posteriori”, afirmou o técnico luso.
Rui Caçador não deixou, no entanto, de sublinhar: “em caso de fracasso, de não apuramento, o responsável sou eu. A Federação deu-nos todas as condições para o sucesso e os jogadores vieram sempre motivados e não provocaram problemas disciplinares. Vamos deixar os jogadores de fora disto”.
O seleccionador luso também acentuou que os jogadores que estão nesta equipa, mas que já foram à formação principal, “sempre regressaram motivados”, não tendo qualquer queixa a esse respeito.
“No final do encontro de amanhã (terça-feira) é que vai ser analisada se a minha estratégia para esta qualificação foi a melhor ou não”, prosseguiu Rui Caçador.
O técnico também garantiu que, na sua opinião, “é muito mais importante os jogadores subirem à equipa principal e serem internacionais AA do que o jogo com a Inglaterra ou a Irlanda”.
“Faz parte de ciclos de renovação, que têm, felizmente, sucedido ao longo dos anos. Têm surgido nestes escalões jogadores fora-de-série com as portas abertas à selecção principal”, disse, lembrando que tal começou com a “geração apelidada de ouro”.
Para o encontro com os irlandeses, o treinador prometeu uma equipa a jogar no mesmo modelo (4-3-3) e disse acreditar num “bom jogo contra a Irlanda, adversário sempre difícil e com qualidade, que permita sonhar até ao final”.
Finalmente, Rui Caçador não precisou se Vasco Fernandes e Paulo Machado, que apresentam algumas mazelas, poderão alinhar de início terça-feira, no Estádio dos Barreiros, no Funchal, às 18:00 horas, com arbitragem do belga Jérome Efong Nzolo.