loading

Brasil-Portugal: Deco diz que regresso aos relvados brasileiros é «especial»

O futebolista Deco disse hoje que o jogo particular entre Portugal e o Brasil, quarta-feira, nos arredores de Brasília, 12 anos depois do seu último jogo em solo brasileiro, será um momento “especial” na sua carreira.

Brasil-Portugal: Deco diz que regresso aos relvados brasileiros é «especial»
Futebol 365

“É diferente estar voltando ao Brasil, vai ser um jogo especial”, disse o internacional português, de origem brasileira, ao salientar que desde 1996 não se apresenta nos relvados brasileiros.

“Não lembro quando foi a minha última partida aqui [no Brasil]”, afirmou o futebolista à margem da inauguração de um teatro na instituição social que criou e mantém no Brasil.

O teatro, com capacidade para 292 pessoas, fica no Instituto Deco20, inaugurado no primeiro semestre deste ano, em Indaiatuba, a 100 quilómetros de São Paulo, onde o futebolista passou a infância.

As receitas do aluguer do teatro serão direccionadas à manutenção dos programas sociais desenvolvidos pela instituição que oferece acompanhamento escolar a 250 crianças pobres.

“A abertura do teatro é mais uma etapa do projecto do instituto que já estava planeado”, realçou o futebolista, numa conferência de imprensa.

“Falar do instituto é difícil, é um sonho que eu tenho para essas crianças, queremos colher frutos, que sirva para alguma coisa”, afirmou.

Instado a comentar a eleição do melhor futebolista do ano, Deco disse que “por justiça” o galardão deve ficar com Cristiano Ronaldo “por tudo que ele fez na temporada, melhor do que todo mundo”.

As instalações do Instituto Deco20 ocupam uma área de 17.000 metros quadrados, com o objectivo de oferecer reforço escolar para crianças pobres que não podem abandonar a escola.

As crianças têm aulas de língua portuguesa, matemática, informática, para além de cursos de dança, artes plásticas, artes marciais e futebol.

A estrutura inclui igualmente atendimento odontológico, biblioteca e um refeitório, onde as crianças recebem refeições antes de regressarem para suas moradas ao fim do dia.

A ideia do futebolista de criar uma instituição surgiu depois de apoiar outras entidades assistenciais na região de Indaiatuba.

Diego Augusto foi uma criança atendida por uma entidade que recebia o contributo informal de Deco, a Manaem, onde permaneceu de seis aos 16 anos de idade.

Actualmente, com 17 anos, Diego Augusto trabalha no Instituto Deco20, como monitor, a auxiliar o trabalho de transporte das crianças.

“Sempre gostei de crianças, e com essa oportunidade de trabalhar aqui realizo um sonho de ter uma oportunidade e um futuro melhor”, disse o jovem à agência Lusa.

O jogo particular entre Brasil e Portugal decorrerá no estádio Walmir Campelo Bezerra “Bezerrão”, com os 20.000 lugares completamente ocupados, às 22:00 em Brasília (00:00 de quinta-feira em Lisboa).

A partida vai assinalar a reabertura do estádio, depois da execução de obras para cumprir as exigências da FIFA e servir de apoio ao Mundial de 2014.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?