Tal como Deco, Pepe nasceu no Brasil mas é actualmente presença habitual na Selecção portuguesa. O central do Real Madrid não vê qualquer problema na tão falada possibilidade de outros dois luso-brasileiros, Liedson e Assunção, serem chamados para envergar a camisola das quinas ao mais alto nível.
Pepe nasceu no Brasil, mas garante que só ele sabe ''o friozinho na barriga'' e a ''noção de responsabilidade'' que sente quando entra em campo para defender as cores da Selecção portuguesa.
O defesa central do Real Madrid, cuja carreira de profissional foi cimentada em Portugal, pretende com estas declarações vincar que não é pelo facto de se ter nascido noutro país que há menos empenho de um jogador em defender uma bandeira. Vem esta ideia a propósito da tão falada (e forte) probabilidade de Liedson e Paulo Assunção entrarem brevemente nas cogitações de Carlos Queirós para a Selecção de Portugal. ''Se esses jogadores derem o máximo em campo e honrarem a camisola da Selecção Portuguesa isso já diz tudo'', fundamenta Pepe, hoje em dia figura preponderante nos merengues e também nos AA portugueses.