A Inglaterra oficializou hoje junto da FIFA a candidatura à organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2018, assumindo-se como concorrente ao projecto ibérico de Portugal e Espanha.
''Acreditamos que temos muito bons argumentos para trazer a prova para Inglaterra e o desafio agora é fazermos uma proposta forte para mostrar ao Mundo'', disse o responsável da candidatura, Andy Anson.
Além da Inglaterra, também as parcerias Portugal/Espanha e Bélgica/Holanda (repetição do Euro2000) e o Qatar são concorrentes assumidos a organizar a prova, tendo para isso de apresentar a sua candidatura até 02 de Fevereiro.
Além destas quatro candidaturas, é admissível que surjam outras, uma vez que China, Japão, México, Estados Unidos, Rússia, Austrália e Canadá já manifestaram interesse em receber a competição.
''As nossas intenções já são conhecidas há algum tempo, mas há um real sentimento de excitação pelo facto de agora sermos candidatos oficiais'', acrescentou Andy Anson.
A Inglaterra foi anfitriã do Mundial1966, quando conquistou o seu único título, depois de afastar Portugal nas meias-finais.
A FIFA já anunciou que precisa de dois anos para analisar as propostas para os mundiais de 2018 e 2022: os anfitriões serão escolhidos em Dezembro de 2010 pelo comité executivo, composto por 24 elementos.