A selecção portuguesa de futebol de sub-21 venceu hoje a selecção da Suíça, por 3-1, em jogo de preparação disputado em Fátima, com golos do estreante Amaury Bishoff, Tiago Pinto e Yazalde.
Privada de Rui Patrício, dos “goleadores” Orlando Sá, autor de três golos na vitória sobre a Espanha (4-1) e convocado para a selecção principal, e Rui Fonte, ao serviço dos sub-19, o seleccionador Rui Caçador apostou em Ventura na baliza e em Yazalde e Ukra no ataque.
Relativamente ao último jogo, o técnico manteve a dupla de centrais, composta por Miguel Vítor e Daniel Carriço, e o defesa direito João Gonçalves, apostando em Tiago Pinto, em detrimento de Ruben Lima.
No meio-campo, a equipa das “quinas” alinhou com Stélvio Cruz, Pereirinha, Adrien Silva e o estreante Amaury Bishoff, que, por ter nascido em 1987, não poderá disputar a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2011, destinada a jogadores nascidos a partir de 01 de Janeiro de 1988.
Apesar de nenhum dos jogadores convocados por Rui Caçador ter apontado qualquer golo no escalão antes do jogo de hoje, a equipa lusa demorou apenas quatro minutos a inaugurar o marcador.
Amaury Bishoff, estreante absoluto nas selecções, aproveitou uma “oferta” do defesa esquerdo suíço Jonas Elmer, que não conseguiu afastar a bola, ficando isolado em frente ao guarda-redes Yann Sommer e rematando à entrada da área, com sucesso.
Sem resposta helvética, a selecção portuguesa voltou a visar a baliza adversária, com um cabeceamento de Miguel Vítor, que saiu ao lado, aos 13 minutos, e um remate de Ukra, aos 21, para as mãos do guarda-redes.
Dando sequência ao domínio luso, Adrien Silva, aos 30 minutos, aproveitou uma jogada conduzida por Pereirinha, para assistir o defesa esquerdo Tiago Pinto, que, com o pé esquerdo, apontou o segundo golo da equipa das “quinas”.
Na segunda parte, já com André Pinto, Bura e Licá nos lugares de João Gonçalves, Daniel Carriço e Ukra, a selecção portuguesa voltou a marcar, aos 58 minutos, por intermédio de Yazalde, aproveitando um passe de Bura, na sequência de um livre cobrado por Adrien Silva.
Perante os observadores de clubes como Manchester United, AC Milan, Chelsea, Everton, Sunderland, Stoke City, Fulham, Deportivo Corunha e Sevilla, a selecção helvética reduziu, aos 86 minutos, por Djuric Igor, após defesa incompleta do guarda-redes Ventura.
Já em período de compensação, Licá, isolado, e Rui Pedro, com um remate de fora da área, não conseguiram dilatar a vantagem para Portugal.
Ficha do Jogo:
Marcadores:
1-0, Amaury Bishoff, 04 minutos.
2-0, Tiago Pinto, 30.
3-0, Yazalde, 58.
3-1, Djuric Igor, 86.
Equipas:
- Portugal: Ventura (Trigueira, 87), João Gonçalves (André Pinto, 46), Daniel Carriço (Bura, 46), Miguel Vítor, Tiago Pinto (Igor Pita, 59), Stélvio Cruz, Pereirinha, Adrien Silva (Ruben Lima, 78), Amaury Bishoff (Rui Pedro, 59), Yazalde (João Aurélio, 87) e Ukra (Licá, 46).
(Suplentes: Trigueira, Bura, Ruben Lima, Igor Pita, André Pinto, Rui Pedro, João Aurélio e Licá).
- Suíça: Yann Sommer (Kevin Fickentscher, 73), Mihael Kovacevic (Gaetano Berardi, 46), Jonathan Rossini, Rolf Feltscher (Djuric Igor, 46), Jonas Elmer (Daniel Pavlovic, 46), Xavier Hochstrasser, Adrian Nikci (Frank Feltscher, 46), Fabien Frei, Valentin Stocker, Simone Grippo (Adilson Tavares, 70) e Alessandro Ciarocchi (Mário Gavranovic, 75).
(Suplentes: Kevin Fickentscher, Djuric Igor, Gaetano Berardi, Adilson Tavares, Daniel Pavlovic, Mário Gavranovic, Moreno Costanzo e Frank Feltscher)
Árbitro: André Gralha (Santarém).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Jonathan Rossini (56).
Assistência: cerca de 800 espectadores.