O médico da selecção portuguesa de futebol Henrique Jones afirmou hoje que Deco tem “francas possibilidades” de alinhar no jogo de sábado com a Suécia, do Grupo 1 de apuramento para o Mundial de 2010.
“Há francas possibilidades de jogar, mas temos de ser cautelosos porque há sempre um grau de imprevisibilidade e de retorno, em relação à evolução”, disse Henrique Jones, após o treino matinal da equipa das “quinas”, em Óbidos.
O clínico manifestou-se optimista quanto à recuperação do médio do Chelsea, que hoje cumpriu treino individualizado de recuperação, sob a supervisão do fisioterapeuta António Gaspar.
“Neste momento, estamos extremamente optimistas. À tarde irá cumprir um outro patamar, ainda mais acelerado, e estamos perfeitamente optimistas da sua recuperação”, frisou Henrique Jones, realçando a “intenção” de que o médio retome o contacto com a bola esta tarde e que quinta-feira treine “sem limitações”.
De acordo com Henrique Jones, além da “reabilitação da lesão na região posterior da coxa esquerda”, Deco realiza trabalho de “condição física”.
“Ele (Deco) tem vindo a fazer vários patamares e hoje foi o patamar quase final de aproximação ao terreno. A resposta foi muito positiva, portanto, a evolução do Deco está a ser como nós esperávamos”, referiu o médico.
Henrique Jones enalteceu a motivação de Deco e o facto de manter uma “atitude e postura fantásticas”, mas esclareceu: “sabemos que estamos a trabalhar em tempo recorde, em termos de recuperação. Somos optimistas, mas somos responsáveis. Temos feito um trabalho gradativo e penso que irá resultar”.
A equipa das “quinas” volta ao trabalho pelas 16:30, numa sessão em que apenas os primeiros 15 minutos serão abertos à comunicação social.
Portugal defronta sábado a Suécia, no Estádio do Dragão, no Porto (20:45), em encontro do Grupo 1 de apuramento para o Mundial2010, e três dias depois joga com a África do Sul, num particular marcado para em Lausana, Suíça.