O seleccionador português de futebol, Carlos Queiroz, garantiu hoje que Deco está a ''100 por cento'', pelo que o vai utilizar sábado no importante desafio frente à Suécia, no Porto, de apuramento para o Mundial2010.
''O Deco está apto. Está um bocadinho abaixo dos companheiros... está a 100 por cento, enquanto os outros estão a 110”, vincou, já no Porto, na conferência de imprensa de antevisão do quinto desafio luso no Grupo 1.
Queiroz garantiu que o criativo do Chelsea ''está absolutamente bem do ponto de vista clínico para poder jogar'', lembrando que os cuidados durante a semana se deveram à integração do atleta no ''processo colectivo'' e não devido a ''restrições da lesão''.
''O Deco vem de uma lesão. Tem um programa específico de reabilitação e temos de ter em conta o trabalho colectivo dos outros companheiros, a jogar e treinar com uma intensidade muito elevada. É muito importante ser cuidadoso. Fazer uma aproximação metódica na evolução de um jogador que vem de uma lesão. Foi só essa a limitação'', esclareceu.
Deco foi parco em palavras, mas claro na sua disponibilidade para ajudar Portugal: ''estou bem. O que esperava consegui, chegar em condições de alinhar. Senti-me bem no último treino antes do jogo. Vou estar em condições de poder jogar. Agora é uma decisão do treinador''.
Por seu lado, Cristiano Ronaldo está satisfeito com a recuperação do companheiro, pois considera que o luso-brasileiro é uma mais valia para a equipa.
''Deco é um jogador fundamental. Quando está em campo, a equipa é diferente. A decisão é do treinador, mas se Deco jogar é bom para nós, pois ajuda muito a equipa. Tem qualidade, talento. Se não jogar, outro grande jogador actuará e tentaremos na mesma ganhar'', vincou.
O embate entre Portugal e a Suécia, do Grupo 1 de apuramento para o Mundial de 2010, realiza-se sábado, a partir das 20:45, no Estádio do Dragão, no Porto, com arbitragem do belga Frank De Bleeckere.