Portugal voltou hoje aos triunfos, ao bater a África do Sul, por 2-0, limpando um pouco a imagem deixada depois do nulo com a Suécia, que complicou as contas do apuramento para o Mundial2010 de futebol.
Num encontro particular, disputado em Lausana, Suíça, Portugal adiantou-se no marcador aos quatro minutos, por Bruno Alves, e acabou por ser Lucas Twala a fechar a contagem, com um golo na própria baliza, aos 56.
O seleccionador português, Carlos Queiroz, aproveitou o encontro para proporcionar a primeira internacionalização a Nelson, Gonçalo Brandão e Edinho, num encontro em que Cristiano Ronaldo começou no banco.
Este encontro surge três dias depois de Portugal ter empatado em casa com a Suécia, complicando as contas na fase de apuramento para o Mundial2010, na qual não marcou golos nos últimos três encontros.
A ''equipa das quinas'' ocupa actualmente o terceiro lugar do Grupo 1 de apuramento para o Mundial2010, com menos quatro pontos que a Dinamarca (menos um jogo) e a Hungria, e os mesmos que a Suécia (menos um) e a Albânia (mais um).
Ficha do Jogo:
- Portugal: Eduardo, Nelson, Ricardo Carvalho (Rolando, 46), Bruno Alves, Gonçalo Brandão, Pepe (Tiago, 74), Maniche (Raul Meireles, 57), Deco (João Moutinho, 62), Danny (Simão, 57), Nani (Cristiano Ronaldo 57) e Edinho.
(suplentes: Daniel Fernandes e Beto, Duda, Rolando, Raul Meireles, João Moutinho, Tiago, Cristiano Ronaldo, Simão e Hugo Almeida).
- África do Sul: Khune, Gaxa, Mokoena, Morris, Thwala, Sibaya, Davids (Masilela, 73), Peinar (Madubi, 65), Modise (Moriri, 76), Tshabalala (Khenyeza, 65) e Parker (Mashengo, 78).
(suplentes: Fernandez e Marlin, Booth, Gould, Masilela, Moon, Mashego, Modubi, Moriri, Nkosi, Mphela e Khenyesa).
Árbitro: Massimo Busacca (Suíça).
Acção disciplinar: nada a assinalar.
Assistência: 14.659 espectadores.