Uma exibição segura e com mais vontade valeu hoje à selecção portuguesa de futebol uma vitória tranquila sobre o Liechtenstein, por 3-0, em encontro de preparação para a qualificação para o Mundial2010.
Mesmo sem marcar nenhum golo, Simão Sabrosa acabou por ser a figura do encontro, ao fazer as assistências para os três golos, apontados por Hugo Almeida (15 e 26 minutos) e Raul Meireles (23).
A menos de um mês dos decisivos confrontos com a Dinamarca, a 05 de Setembro, e a Hungria, quatro dias depois, a selecção portuguesa fez um bom teste, frente a uma equipa que nos dois últimos jogos causou grandes dificuldades a Portugal, conseguindo mesmo um empate no último encontro em Vaduz.
No encontro de celebração do 75.º aniversário da Federação do Liechtenstein, a ausência de Cristiano Ronaldo levou o seleccionador português, Carlos Queiroz, a abdicar do habitual 4-3-3 em detrimento do 4-4-2.
Ao contrário de outros encontros, a equipa portuguesa complicou menos na construção de jogo, jogando muitas vezes ao primeiro toque e não abusando em individualismos e, logo aos 45 segundos, podia ter marcado, mas Hugo Almeida cabeceou à figura de Peter Jehle.
Contudo, à passagem dos primeiros 15 minutos, o antigo guarda-redes do Boavista nada pôde fazer para parar a ''bomba'' de Hugo Almeida, após um passe de Simão.
O avançado do Atlético de Madrid voltou a estar em evidência oito minutos depois, ao fazer nova assistência, desta feita para um excelente golo de Raul Meireles, que, de primeira, colocou a bola fora do alcance de Jehle.
Hugo Almeida bisaria aos 26 minutos, com um golo à boca da baliza, após uma excelente combinação, sempre ao primeiro toque, entre Tiago, Deco e Simão, que fez a terceira assistência em três golos.
Na segunda parte, voltou a ser Simão o jogador em destaque, primeiro, aos 48 minutos, numa arrancada em que parece ser empurrado na área, e depois em dois cruzamentos para Hugo Almeida, que, aos 56 e 62, atirou ligeiramente por cima.
Um praticamente inofensivo Liechtenstein teve a sua primeira oportunidade aos 66 minutos, num lance individual de Mathias Christen, que passou por Miguel, mas em boa posição falhou o remate.
Aos 74 minutos, Carlos Queiroz teve um contratempo, com a lesão de Bruno Alves, aparentemente muscular, numa altura em que o jogo de Portugal ia perdendo alguma intensidade, fruto também das muitas paragens para substituições.
Ficha do Jogo:
Jogo disputado no Rheinpark Stadion, em Vaduz.
Liechtenstein - Portugal, 0-3.
Ao intervalo: 0-3.
Marcadores:
0-1, Hugo Almeida, 15 minutos.
0-2, Raul Meireles, 23.
0-3, Hugo Almeida, 26.
Equipas:
- Liechtenstein: Peter Jehle, Michael Stocklasa, Martin Stocklasa, Yves Oheri, Franz-Josef Vogt (Raphael Rohrer, 46), Marco Ritzberger (Martin Rechsteiner, 46), Ronny Buchel, Michele Polverino (Stefan Buchel, 83), Franz Burgmeier (Roger Beck, 74), Thomas Beck (Mathias Christen, 46) e Mario Frick (David Hasler, 64).
(Suplentes: Cengiz Bicer, Martin Rechsteiner, David Hasler, Stefan Buchel, Raphael Rohrer, Roger Beck e Mathias Christen).
- Portugal: Eduardo (Moreira, 62), Bosingwa, Ricardo Carvalho (Rolando, 62), Bruno Alves (Nani, 74), Duda (Miguel, 54), Pepe, Raul Meireles, Tiago (João Moutinho, 54), Deco, Simão (Eliseu, 62) e Hugo Almeida.
(Suplentes: Moreira, Beto, Rolando, Miguel, João Moutinho, Eliseu e Nani).
Árbitro: Carlo Bertolini (Suíça).
Acção disciplinar: Nada a assinalar.
Assistência: Cerca de 5525 espectadores.