loading

Liedson convocado por Carlos Queiros para Dinamarca e Hungria

Liedson apresta-se para se tornar no sexto futebolista naturalizado português a vestir a camisola da selecção nacional depois ter sido hoje convocado para os jogos com Dinamarca e Hungria, da fase de qualificação para o Mundial2010.

Liedson convocado por Carlos Queiros para Dinamarca e Hungria

O avançado vem juntar-se assim aos seus compatriotas brasileiros Pepe e Deco, que têm sido chamados com regularidade nas últinmas convocatórias, depois dos também brasileiros Celso e Lúcio Soares e do sul-africano David Júlio também já terem vestido a camisola portuguesa.

A chamada de Liedson por Carlos Queiroz surge num momento de forma menos fulgurante do jogador, mas já era há muito esperada e só agora se consumou pelo facto do processo de naturalização ter sido concluído e deferido há apenas duas semanas.

A vontade manifestada pelo jogador em representar a selecção das ''quinas'' e as declarações públicas do seleccionador Carlos Queiroz e do próprio presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, deixaram antever este desfecho.

O avançado do Sporting é o maior goleador do campeonato português no século XXI, com 98 golos marcados em 171 jogos, deixando o segundo melhor, Simão Sabrosa, a 22 golos de distância, o que atesta a sua importância no contexto mais recente do futebol nacional.

Além dos 98 golos marcados no campeonato português, Liedson soma mais 20 nas competições europeias, 15 na Taça de Portugal e mais oito na Taça da Liga, o que perfaz um total de 141 golos em 214 jogos em provas oficiais.

O ''levezinho'', alcunha com que é apelidado pela sua fisionomia franzina e pela forma como consegue ludibriar adversários mais corpulentos, já venceu por duas vezes o título de melhor marcador da Liga portuguesa nas épocas 2004/05 e 2006/07.

Desde que joga em Portugal, onde chegou nos inícios de 2003, com 25 anos, proveniente do Corinthians, o ''levezinho'' bisou em 19 jogos, o que significa, tendo em conta os 175 jogos que já leva na Liga, que bisa em mais de 10 por cento dos jogos.

Liedson chegou ao fim da época passada num grande momento de forma, como o atestaram os oito golos que marcou nos últimos seis jogos na Liga portuguesa, mas a sua época mais produtiva desde que chegou a Alvalade foi a de 2004/05, na qual facturou 25 golos só no campeonato, além de ter sido o segundo melhor marcador da Taça UEFA com nove golos.

Em 2005/06 e 2006/07, Liedson manteve uma regularidade de 15 golos por época na Liga, só quebrada em 2007/08, com 11 golos marcados, por força de uma grave lesão no joelho que o atirou para o estaleiro durante vários meses.

Das muitas alcunhas que lhe têm atribuído nos últimos anos, uma há ''o senhor meio golo por jogo'', que pode ser encarada em sentido literal, visto que Liedson regista uma média global de 0,5 golos por jogo no campeonato e uma média global de 0,65 golos por jogo em todas as provas oficiais.

Acresce que, a 22 de Outubro de 2008, Liedson entrou para a história do Sporting, ao tornar-se o melhor marcador de sempre nas competições europeias, marcando o seu 19.º golo frente ao Shakhtar, na Ucrânia, em jogo da Liga dos Campeões.

Ao longo das cinco épocas que já leva em Portugal, nas quais conquistou duas taças de Portugal e duas Supertaças, foi protagonista de vários casos que fizeram correr muita tinta, entre os quais se destaca o seu atraso no regresso do Brasil após a quadra natalícia e um cartão amarelo que lhe foi exibido frente ao Vitória de Guimarães, que o impediu de participar no jogo que decidiu o título a favor do Benfica, na Luz, em 2005.

Antes desta chamada de Liedson à selecção, foram cinco os estrangeiros que já vestiram a camisala das ''quinas'', a começar pelo central brasileiro Lúcio Soares e pelo médio sul-africano David Júlio, ambos do Sporting, na década de 60, com cinco e quatro internacionalizações, respectivamente.

Na década de 70, foi a vez do ''trinco'' brasileiro Celso, então no Boavista, vestir por três vezes a camisola das ''quinas'', seguindo-se-lhe mais recentemente dois outros compatriotas seus, Deco, na altura no FC Porto, e Pepe, já no Real Madrid, jogadores que continuam a integrar as convocatórias portuguesas.

Lista de Convocados:

- Guarda-Redes: Beto (FC Porto), Eduardo (Sporting de Braga) e Rui Patrício (Sporting).

- Defesas: Bosingwa (Chelsea, Ing), Bruno Alves (FC Porto), José Castro (Deportivo Corunha, Esp), Miguel (Valência, Esp), Pepe (Real Madrid, Esp), Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing) e Rolando (FC Porto).

- Médios: Deco (Chelsea, Ing), Duda (Sevilha, Esp), João Moutinho (Sporting), Maniche (Colónia, Ale), Miguel Veloso (Sporting), Raúl Meireles (FC Porto) e Tiago (Juventus, Ita).

- Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Esp), Liedson (Sporting), Nani (Manchester United, Ing), Nuno Gomes (Benfica) e Simão (Atlético Madrid, Esp).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?