loading

Mundial 2010: Gana garante oitavo «passaporte», o primeiro conquistado em África

A selecção de futebol do Gana tornou-se hoje na oitava nação e a primeira do continente africano a obter a qualificação para o Mundial2010, ao bater o Sudão, por 2-0, juntando-se à anfitriã África do Sul.

Os médios Sulley Muntari, do Inter de Milão, e Michael Essien, do Chelsea, apontaram os golos da vitória, que garantiu a liderança às ''Estrelas Negras'' a liderança no Grupo D de qualificação africana, aproveitando o empate (1-1) entre Mali e Benin.

Após quatro jogos, o Gana soma 12 pontos, inatingíveis para Mali, com cinco, Benin, quatro, ou Sudão, que conta apenas um ponto, assegurando um lugar entre as 32 nações que vão disputar o Mundial.

No sábado, ao vencer a Argentina, o Brasil também obteve a qualificação, na zona sul-americana, juntando-se a Holanda, Japão, Austrália, Coreia do Norte e Coreia do Sul e à selecção anfitriã.

''É uma honra impagável, para os jogadores, representar o seu país e conseguir a qualificação para a uma competição tão importante como o Mundial'', afirmou o seleccionador do Gana, o sérvio Milovan Rajevac, acrescentando estar ''muito confiante na capacidade dos jogadores''.

Na qualificação africana, a Costa do Marfim apenas precisa de pontuar para garantir o primeiro lugar no Grupo E, enquanto a Tunísia, de Humberto Coelho, conseguiu manter a vantagem de dois pontos sobre a Nigéria, no Grupo B.

Mais renhida está a ''luta'' nos outros dois grupos, com a igualdade pontual entre os líderes Argélia e Egipto no Grupo C, e a indefinição do Grupo A, liderado pelo Gabão, com seis pontos, seguido do Togo, cinco, Camarões, quatro, e Marrocos, com três.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?