O defesa Ricardo Carvalho disse hoje que acredita que Bosingwa e Cristiano Ronaldo vão conseguir recuperar das lesões a tempo de defrontarem a Hungria, sábado, no apuramento para o Mundial2010 de futebol.
''Os médicos estão confiantes, ele (Cristiano Ronaldo) quer ajudar. Isso é meio caminho andado para poder ajudar'', afirmou o defesa do Chelsea, acrescentando que todos sabem ''da importância que tem na equipa'' e querem que Ronaldo ''possa ajudar a equipa''.
Ricardo Carvalho assegurou que Bosingwa, colega no Chelsea, ''está muito confiante'' de que pode jogar sábado, sublinhando que também ''os próprios médicos estão confiantes na evolução da lesão dele''.
Os jogos com a Hungria e Malta, dois últimos encontros da qualificação para o Mundial2010, jogam-se em casa, onde Portugal ainda não ganhou.
''Temos a noção de que temos de melhorar em casa. Temos de concretizar as oportunidades que criamos e vencer, sabendo que a Hungria também tem mais a ganhar do que a perder. Vão ter de jogar para a frente, porque ainda têm possibilidades'', frisou.
Quando entrar no Estádio da Luz, em Lisboa, para defrontar a Hungria, a selecção portuguesa já saberá o resultado do encontro entre a Dinamarca e a Suécia, facto que para Ricardo Carvalho ''pode ser motivante, mas também pode não ser''.
''Preferíamos jogar ao mesmo tempo ou primeiro do que saber, à partida, qual o resultado da Suécia com a Dinamarca. Seja qual for, temos de ganhar o nosso jogo e o de quarta-feira e esperar até ao fim'', referiu.
Apesar de o seleccionador luso, Carlos Queiroz, já ter adiantado que Liedson será titular frente à Hungria, o avançado Nuno Gomes espera poder ajudar à conquista dos três pontos.
''Espero poder jogar uns minutos e ter oportunidades para marcar, porque seria bom para mim, mas melhor para a nossa selecção'', sublinhou.
Nuno Gomes considerou que será ''uma grande decepção'' se Portugal não se qualificar, tanto ''para os que nunca foram a um Mundial, mas também para os que já foram, porque são competições que representam muito para a carreira dos jogadores''.
''Podemos dizer que será frustrante, porque esta equipa tem valor para estar presente no Mundial, para ter conseguido chegar em primeiro do grupo. Cometemos alguns erros durante a campanha, mas não podemos ficar a chorar pelos erros cometidos. Temos de olhar para a frente'', explicou.
Nuno Gomes garantiu que ''o pensamento está no jogo com a Hungria, na conquista dos três pontos'', embora espere que o resultado entre a Dinamarca e a Suécia ''seja favorável a Portugal''.
''Antes de mais, espero nestes dois jogos garantir pelo menos o apuramento para o 'play-off' e depois garantir o apuramento para o Mundial. Em termos individuais, estar no Mundial seria um motivo de grande orgulho para a minha carreira'', concluiu.
Portugal defronta a Hungria sábado, no Estádio da Luz, às 20:45, fechando a fase de apuramento, a 14 de Outubro, frente a Malta, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
A dois encontros do final do Grupo 1 Europeu de qualificação para o Mundial de 2010, Portugal segue no terceiro lugar com 13 pontos, contra 15 da Suécia, segunda classificada, e 18 da líder Dinamarca.
A formação das ''quinas'' precisa de vencer os dois encontros, mas, mesmo nesse caso, não depende de si própria para garantir o segundo lugar e o consequente apuramento para os ''play-off''.