loading

Europeu Sub-21: Portugal na terceira final face à bicampeã Alemanha

A seleção portuguesa de futebol, ao afastar a detentora do título Espanha, e a Alemanha, ‘carrasca’ dos Países Baixos, qualificaram-se hoje para a final da edição 2021 do Europeu de sub-21, a decorrer na Eslovénia e Hungria.

Europeu Sub-21: Portugal na terceira final face à bicampeã Alemanha

Depois do 5-3 à Itália, pentacampeã europeia da categoria, nos quartos de final, a formação comandada por Rui Jorge venceu outra seleção com cinco títulos no palmarés, a espanhola, colocando-se pela terceira vez a um triunfo do título.

Depois dos desaires com os transalpinos, em 1994, por culpa de um ‘golo de ouro’ de Orlandini, aos 97 minutos, e face à Suécia, em 2015, nos penáltis (3-4, após 0-0 nos 120 minutos), Portugal vai ter nova oportunidade no domingo.

O apuramento foi conseguido graças a um autogolo apontado aos 80 minutos, por Jorge Cuenca, que, ao tentar cortar um cruzamento de Fábio Vieira, lançado por Vítor Ferreira, acabou por fazer um ‘chapéu’ ao seu guarda-redes, num lance muito infeliz.

A Espanha teve infelicidade nesse lance e em toda a segunda parte, na qual foi claramente superior à formação das ‘quinas’, criando uma série de oportunidades - que não conseguiu concretizar - para bater Diogo Costa.

Cucurella, com um remate ao poste direito, aos 46 minutos, Cuenca com um cabeceamento à figura, aos 49, Brahim Diaz, com um remate ao lado, aos 51, Miranda, com um ‘tiro’ para defesa de Diogo Costa, e Manu Garcia, também com um remate ao lado, aos 62, deram ‘cor’ a um festival de oportunidades perdidas dos espanhóis.

A formação das ‘quinas’ aguentou-se e, aos 80 minutos, numa das raras vezes que conseguiu atacar com perigo, foi bafejada pela sorte no lance em que Jorge Cuenca fez autogolo, logrando, depois, segurar com autoridade a preciosa vantagem.

Os espanhóis podem queixar-se da falta de sorte, mas igualmente da sua falta de eficácia, bem como da ausência do VAR, que teria, com toda a certeza, visto um penálti cometido por Diogo Queiroz, sobre Brahim Diaz, aos 61 minutos.

Sem culpa dos erros alheios, Portugal seguiu em frente e vai defrontar a Alemanha, que - no último embate em fases finais - goleou por 5-0, nas ‘meias’ de 2015, com tentos de Bernardo Silva, Ricardo Pereira, Ivan Cavaleiro, João Mário e Ricardo Horta.

Os germânicos carimbaram a quinta final, sendo a terceira consecutiva e a quarta nas últimas sete edições, ao vencerem os Países Baixos por 2-1, num encontro que resolveram nos primeiros 10 minutos da segunda meia-final.

Um ‘bis’ de Florian Wirtz nos instantes iniciais, logo no minuto inicial e aos oito, lançou desde cedo o ‘onze’ de Stefan Kuntz para a final, que o tento do central Perr Schuurs, aos 67, na sequência de um livre, já não pôs em causa.

Face a Portugal, os germânicos vão tentar desempatar a seu favor o balanço em finais, com dois triunfos e outros tantos desaires, os primeiros com a Inglaterra, com a qual perdeu, a duas mãos, em 1982, para, depois, golear por 4-0 em 2009.

A formação germânica esteve também nas duas últimas finais, ambas face à Espanha: venceu por 1-0 em 2017 e perdeu por 2-1 em 2019, na última edição da prova.

A final da edição 2021 do Europeu de futebol de sub-21, está marcada para as 20:00 (em Lisboa) de domingo, em Ljubljana, onde os alemães procuram o terceiro cetro e Portugal o primeiro, na terceira presença, após os desaires de 1994 e 2015.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?