O Real Madrid vai doar um milhão de euros com o objetivo de «atenuar as necessidades da população deslocada da Ucrânia» em consequência da invasão russa do país, informou hoje a fundação do clube espanhol.
O donativo tem como destino a Cruz Vermelha, o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Cesal em Madrid, organização de ajuda humanitária, as Missões salesianas e o ‘Epicenter for children’.
Além do donativo, o clube distribuiu também 13.000 peças de roupa, de material desportivo e recreativo para os centros da Cruz Vermelha e Cesal de Madrid, na ajuda que têm prestado para o acolhimento de refugiados em Espanha.
O clube mantém na sua página oficial um canal para doação direta, destinado a todos os afetados com a guerra na Ucrânia.
A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.