O Vitória de Guimarães goleou hoje em casa o Paços de Ferreira por 4-0, na 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e aproximou-se do quinto classificado Gil Vicente, que empatou em Famalicão (2-2).
Três grandes penalidades e uma expulsão marcaram o jogo em Guimarães, com Tiago Silva a abrir o marcador logo aos seis minutos, de penálti, antes de Bruno Duarte fazer o segundo, aos 45.
No segundo tempo, um penálti desperdiçado por André Almeida deu o ‘bis’ ao avançado brasileiro, na recarga, com Rúben Lameiras a fechar a contagem aos 86, em novo castigo máximo.
Pelo meio, a expulsão de Luiz Carlos (64 minutos) retirou margem aos pacenses, que são sétimos, com 36 pontos, enquanto o Vitória chegou aos 42, menos cinco do que o Gil Vicente, quinto, e mais seis do que o adversário de hoje, reforçando um sexto lugar que pode vir a dar, também, acesso às competições europeias.
Em Vila Nova de Famalicão, o anfitrião somou um ponto importante na luta pela permanência, face a outro emblema minhoto, o Gil Vicente, cuja recente série negativa pode colocar em risco uma presença inédita em provas europeias na próxima época.
A boa temporada dos gilistas até aqui vinha a ser elogiada, mas são já quatro os jogos sem vencer nas últimas quatro rondas, com duas derrotas no meio de dois empates, incluindo o de hoje.
A equipa de Ricardo Soares batalhou por duas vezes para resgatar um ponto, depois de o francês Banza abrir o marcador aos 18 minutos, respondendo pelo brasileiro Élder Santana, dois minutos depois, e anulando também o golo de Pêpê, de penálti aos 37, com um do espanhol Fran Navarro, ainda de grande penalidade, aos 89.
O Famalicão não vence há seis jogos, mas subiu, à condição, a 13.º, com 29 pontos, quatro acima do lugar de ‘play-off’ de permanência/subida e seis para os dois últimos postos, de descida direta.
No primeiro jogo do dia, outro ‘aflito’ conseguiu um ponto que pode vir a ser valioso, com o Arouca a empatar a uma bola na receção ao Santa Clara, que se isolou provisoriamente no oitavo lugar.
O brasileiro André Silva chegou aos nove golos na I Liga, aos 54 minutos, mas o japonês Tagawa fez o seu terceiro desde que chegou a Portugal, aos 72, e resgatou um ponto para os açorianos.
O Arouca é 15.º, agora com 27 pontos, enquanto os insulares continuam em ‘jejum’ fora do arquipélago dos Açores, condição em que só venceram uma vez, chegando aos ‘famosos’ 35 pontos, no oitavo lugar.
Para sábado estão agendados mais quatro jogos da 30.ª ronda, com destaque para a receção do líder FC Porto ao Portimonense, um dia antes de o Sporting, campeão e segundo classificado, receber o rival Benfica.
Antes, dá-se um duelo de 'aflitos', entre Moreirense e Tondela, marcado para as 15:30, com a Belenenses SAD a receber o Vizela pelas 18:00, a mesma hora do Marítimo-Boavista.