O médio Michael Ballack, do Chelsea, lidera os pré-convocados da Alemanha para o Mundial2010 de futebol da África do Sul, numa lista de 27 jogadores hoje divulgada pelo selecionador Joachim Löw.
Desta lista serão dispensados quatro jogadores até 01 de Junho, prazo limite para apresentar à Federação Internacional de Futebol (FIFA) os convocados definitivos.
Face à indisponibilidade do guarda-redes titular René Adler, lesionado, o selecionador optou por Jörg Butt, guardião do Bayern Munique e antigo jogador do Benfica.
Butt deverá ser o terceiro guarda-redes da seleção germânica, com a titularidade a discutir-se entre Manuel Neuer e Tim Wiese.
Na convocatória surgem ainda os defesas Holger Badstuber, do Bayern Munique, e Dennis Aogo, do Hamburgo, futebolistas que ainda não se estrearam pela seleção.
A ausência mais notada nas escolhas do técnico da Alemanha é a de Thomas Hitzpelger, que teve uma má época, enquanto que a não inclusão de Torsten Frings e Kevin Kuranyi já era esperada.
Além dos 27 jogadores, o selecionador germânico convocou cinco jovens futebolistas para reforçar a equipa no particular com Malta, a 13 de maio, tendo em conta que Löw não terá ainda todos os jogadores ao dispor.
Esta situação surge devido às finais da Taça da Alemanha, entre Bayern Munique e Werder Bremen, e da Taça de Inglaterra, na qual estará Michael Ballack.
Lista de pré-convocados:
- Guarda-redes: Manuel Neuer (Schalke), Tim Wiese (Werder Bremen) e Jörg Butt (Bayern).
- Defesas: Denis Aogo, Jerome Boateng e Marcel Jansen (Hamburgo), Holger Badstuber e Philipp Lahm (Bayern), Andreas Beck (Hoffenheim), Arne Friedrich (Hertha), Per Mertesacker (Werder Bremen), Serdar Tasci (Stuttgart) e Heiko Westermann (Schalke).
- Médios: Michael Ballack (Chelsea), Sami Khedira e Christian Träsch (Estugarda), Toni Kroos (Bayer Leverkusen), Marko Marin e Mesut Özil (Werder Bremen), Bastian Schweinsteiger (Bayern) e Piotr Trochowski (Hamburgo).
- Avançados: Cacau (Estugarda), Mario Gómez, Miroslav Klose e Thomas Müller (Bayern), Stefan Kiessling (Bayer Leverkusen) e Lukas Podolski (Colónia).