A seleção portuguesa de futebol iniciou hoje a campanha rumo ao Mundial2010 com apenas sete futebolistas, entusiasticamente apoiados por cerca de mil adeptos em tarde gelada na Covilhã.
Nani (Manchester United), Pedro Mendes, Miguel Veloso e Liedson (Sporting), Eduardo (Sporting de Braga), Fábio Coentrão (Benfica) e Daniel Fernandes (Iraklis) foram os atletas que evoluíram sob o comando de Carlos Queiroz.
Cerca mil adeptos coloriram as bancadas do Complexo Desportivo da Covilhã, onde puderam ver alguns dos craques da seleção trabalhar durante cerca de uma hora.
Face ao reduzido número de atletas, Queiroz pôde contar com 10 jovens “reforços” do Sporting da Covilhã e do Estação, clubes locais, para ajudar a preparação, numa tarde demasiado ventosa e com temperaturas bem abaixo do normal para a época.
As condições climatéricas adversas foram insuficientes para travar o entusiasmo dos adeptos, saudados pelos jogadores e técnicos no início e no fim da sessão, num claro sinal de empatia mútua.
Depois do aquecimento, os guarda-redes trabalharam à parte e os restantes recrearam-se com “futevólei”, com a sessão a fechar com algum futebol, com o grupo dividido em três, mas os internacionais lusos na mesma equipa.
O grupo será reforçado segunda feira, com a chegada de Zé Castro, e terça deverá marcar a integração de Pepe, que continua a recuperar de prolongada lesão.
As Taças de Portugal, Espanha, Inglaterra, Rússia e Alemanha estão a atrasar o regresso da maior parte do grupo, que Queiroz espera esteja completo a 21 de maio, embora tal seja complicado.
Como foram dados três dias de folga aos atletas que terminem as competições pelos clubes, Simão e Tiago poderão apresentar-se mais tarde, já que competem a 19 de maio.