O selecionador português de futebol faz alinhar Cristiano Ronaldo no “onze” frente ao Brasil, no fecho do Grupo F, apesar de um amarelo poder afastar a “estrela” lusa dos oitavos de final.
Numa formação inicial com quatro alterações em relação à goleada à Coreia do Norte (7-0), Carlos Queiroz decidiu não poupar o jogador do Real Madrid, ao contrário dos também “amarelados” Pedro Mendes e Hugo Almeida.
Pedro Mendes, Hugo Almeida, Simão e Miguel foram os quatro elementos que saíram do “onze”, dando lugar ao regressado Pepe, a Danny, Duda e Ricardo Costa, este último também uma estreia no Mundial2010.
Com o apuramento para os oitavos de final praticamente selado – Portugal tem três pontos e nove golos de vantagem para a Costa do Marfim –, o selecionador luso deixou de fora os dois pontas de lança, o que significa que esse lugar deverá ser ocupado por Cristiano Ronaldo.
Eduardo continua na baliza e o central Ricardo Costa defenderá o lado direito, enquanto Bruno Alves e Ricardo Carvalho mantêm o eixo central e Fábio Coentrão a lateral esquerda – também poderá ser médio, trocando com Duda.
O central Pepe, que não jogou após a lesão contraída em dezembro, regressa à competição como trinco, atrás de Raul Meireles e Tiago.
No “onze” luso sobram ainda Cristiano Ronaldo, Danny e Duda, faltando saber a posição que Queiroz vai atribuir a cada um, o que vai determinar o modelo de jogo.
Face às apostas do selecionador para o embate com o Brasil, dos 23 convocados de Portugal apenas três vão passar a não somar qualquer minuto: o central Rolando e os guarda-redes suplentes Beto e Daniel Fernandes.
No Brasil, que já está nos “oitavos”, eram sabidas as ausências do castigado Kaká e do lesionado Elano, substituídos por Júlio Baptista e Dani Alves.
A maior surpresa ficou reservada para a poupança de Robinho, que cedeu o lugar a Nilmar no ataque.
No banco de suplentes estão os benfiquistas Luísão e Ramires, o médio com um amarelo.
Equipas Oficiais:
- PORTUGAL:
1. Eduardo.
21. Ricardo Costa.
2. Bruno Alves.
6. Ricardo Carvalho.
23. Fábio Coentrão.
15. Pepe.
16. Raul Meireles.
19. Tiago.
10. Danny.
5. Duda.
7. Cristiano Ronaldo.
- BRASIL:
1. Júlio César.
2. Maicon.
3. Lúcio.
4. Juan.
6. Michel Bastos.
5. Felipe Melo.
8. Gilberto Silva.
13. Daniel Alves.
19. Júlio Baptista.
9. Luís Fabiano.
21. Nilmar.