O FC Porto e o FC Barcelona têm favoritismo sobre Shakhtar Donetsk e Antuérpia no Grupo H da Liga dos Campeões, reconheceu esta quinta-feira o treinador neerlandês Patrick van Leeuwen, recém-chegado ao comando dos ucranianos.
“Temos de buscar as nossas chances. FC Barcelona e FC Porto são, provavelmente, os dois favoritos do grupo. Por isso, os nossos jogadores vão precisar de imensa força e de concentração para se prepararem. O Antuérpia é estreante na Liga dos Campeões e de certeza que também vai querer demonstrar as qualidades que apresenta, tal como nós”, frisou o técnico, em declarações reproduzidas pelo sítio oficial dos ‘mineiros’ na Internet.
Impedido de disputar jogos de provas europeias no seu próprio país, devido à invasão da Rússia à Ucrânia, o Shakhtar Donetsk vai jogar esta época na condição de visitado em Hamburgo, na Alemanha, após ter evoluído em 2022/23 em Varsóvia, capital da Polónia.
“Iremos lutar em cada jogo e em todas as oportunidades que tivermos para que o nosso clube continue a ter um bom desempenho a nível internacional, para que estes jogadores se desenvolvam e para que possamos continuar a competir na Europa”, afiançou Patrick van Leeuwen, que tinha sido coordenador e diretor da academia do campeão ucraniano entre 2006 e 2013 e foi designado neste verão como substituto do croata Igor Jovicevic.
O capitão do Shakhtar Donetsk, Taras Stepanenko, também se mostrou “muito feliz” com um “bom sorteio” e admite que “há todas as oportunidades para lutar e avançar” até aos oitavos de final, revelando que acreditava no cruzamento da sua equipa com o FC Porto.
“Sinceramente, há algum tempo que não assisto aos jogos deles. Sei que tiveram alguns problemas na temporada anterior. Penso que não é uma equipa muito estável e, por isso, será fácil defrontá-la. Como pudemos constatar, o Benfica tem bons períodos de vez em quando. No geral, as equipas portuguesas e todo o futebol português possuem jogadores habilidosos. Dá para conseguir resultados [positivos] contra eles, até porque foi isso que aconteceu de cada vez que jogámos com FC Porto, Benfica ou Sporting de Braga”, disse o médio internacional ucraniano, de 34 anos, que está vinculado ao clube há 11 épocas.
O FC Porto, vencedor em 1986/87 e 2003/04, vai iniciar a sua 27.ª presença na Liga dos Campeões, e quarta consecutiva, em 19 ou 20 de setembro, sendo que as seis jornadas da primeira fase da 69.ª edição da competição serão jogadas até 12 e 13 de dezembro, enquanto a final decorre em 01 de junho de 2024, no Estádio de Wembley, em Londres.