loading

“Fiquei preocupado com a carreira do Hélder Malheiro porque o Sporting ganhou”

A vitória do Sporting sobre o Casa Pia (1-0), em jogo da 25.ª jornada da I Liga, realizado no passado domingo no Estádio Municipal de Rio Maior, reacendeu a polémica em torno do árbitro Hélder Malheiro.

“Fiquei preocupado com a carreira do Hélder Malheiro porque o Sporting ganhou”
Reprodução / Sporting Clube de Portugal

O triunfo do Sporting frente ao Casa Pia, garantido por uma grande penalidade de Viktor Gyökeres aos 73 minutos, gerou reações além do resultado da partida.

Hélder Malheiro, árbitro criticado em jogos anteriores dos leões, validou corretamente a falta sobre Francisco Trincão que originou o lance de onze metros que deu origem ao terceiro golo dos leões.

Analistas como Duarte Gomes classificaram a atuação como “técnica e dentro dos regulamentos”, mas uma publicação de Luís Paixão Martins na rede social X vem em sentido contrário a estas opiniões.

Luís Paixão Martins: “E Vocês?”

O sócio leonino questionou: “Fiquei preocupado com a carreira do Hélder Malheiro por ter apitado um jogo em que o Sporting venceu. E vocês?”. A frase escrita nas redes sociais, lembra episódios passados. Em 2024, na derrota do Sporting frente ao Marítimo, Malheiro não assinalou dois lances considerados penáltis pelo clube. Miguel Braga, diretor de comunicação, afirmou na época: “Erros graves tiveram influência no resultado”.

Em 2023, o Conselho de Arbitragem da FPF retirou Malheiro de um Sporting vs. Benfica após reconhecer “risco de perceção de parcialidade”, conforme comunicado oficial. O histórico levou o Sporting a contestar publicamente nomeações do árbitro em três ocasiões desde 2022.

Hélder Malheiro e Sporting: Um histórico de polémicas

Nas últimas 10 partidas do Sporting apitadas por Hélder Malheiro, os leões venceram quatro, empataram três e perderam três. Em três desses jogos, o clube apresentou recursos à FPF por decisões polémicas, incluindo a não marcação de um penálti contra o FC Porto em 2023. A direção mantém registos públicos de lances contestados, conforme divulgado em comunicados oficiais.

Tiago Rocha, ex-árbitro e comentador, referiu: “O passado condiciona a perceção, mesmo quando não há erros”. Hélder Malheiro, contactado pela imprensa, limitou-se a afirmar: “Cumpri o meu dever com neutralidade”.

Com a vitória, o Sporting mantém-se a dois pontos do líder da Liga Portugal. Já o Casa Pia não contestou a grande penalidade, mas o foco permanece na relação tensa entre o clube e Malheiro — um tema que, como mostra a declaração de Luís Paixão Martins, continua a dividir opiniões.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página

Ler Jornais é Saber Mais

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem vai ganhar a segunda volta nas eleições do Benfica?