O selecionador adjunto, Agostinho Oliveira, que substitui Carlos Queiroz no comando técnico da seleção nos jogos com Chipre e Noruega, irá divulgar a lista de convocados no dia 29 de agosto, domingo à noite.
A concentração da seleção está marcada para terça feira, dia 31 de agosto, por volta das 13:00, no hotel Falperra, perto de Braga, dando início ao estágio para os dois primeiros jogos da fase de qualificação do Euro 2012, frente às seleções cipriota e norueguesa, que integram o grupo H, juntamente com a Dinamarca e a Islândia.
Agostinho Oliveira deverá convocar 20 jogadores, tendo em conta as dúvidas que permanecem em relação à disponibilidade de alguns jogadores, por razões físicas e outras, além de que o Atlético de Madrid, que defronta sexta feira o Inter de Milão para a Supertaça europeia, só jogará na segunda feira na primeira jornada da Liga espanhola.
O Atlético tem dois jogadores selecionáveis, Tiago e Simão, com os quais Agostinho Oliveira está a contar.
Por outro lado, o Sporting também só jogará segunda feira à noite, na Figueira da Foz, frente à Naval 1º de Maio para a terceira jornada da Liga.
Há, ainda, vários impedimentos por lesões, que restringem o lote de opções do selecionador adjunto, como são os casos de Bosingwa, que sofreu uma distensão muscular por esforço exagerado durante os treinos, no regresso após uma paragem de quase sete meses, de Pepe, do Real Madrid, de Duda, do Málaga, e de Pedro Mendes e João Pereira, do Sporting.
Estes cinco jogadores estão fora, por motivo de lesões, das opções do selecionador adjunto para a dupla jornada frente a Chipre e Noruega.
Com quem Agostinho Oliveira conta, apesar de praticamente não ter ainda competido esta época, tal como Tiago, é com o portista Raul Meireles, que não tem sido opção para o treinador portista André Villas-Boas.