As dificuldades no apuramento para o Mundial de futebol da África do Sul têm de ser evitadas na caminhada para o Europeu de 2012, alertou hoje o guarda-redes internacional português Eduardo.
Portugal inicia na sexta feira, em Guimarães, com o Chipre, a fase de apuramento para o Euro2012, jogando depois, na terça feira, em Oslo, com a Noruega.
“O objetivo é ganhar. Queremos ganhar os dois jogos. Temos o exemplo das dificuldades no apuramento passado (para o Mundial da África do Sul) e não queremos que isso volte a acontecer”, disse Eduardo.
Confiante para os dois jogos, Eduardo falou na existência de uma “grande vontade” por parte de todos os jogadores e, mesmo após a saída de Deco, Paulo Ferreira e Simão, mantém-se a “mesma qualidade e ambição”.
“Temos de respeitar a decisão deles. Foram exemplos e importantes para a seleção, mas a vida é feita de ciclos. Vamos integrar os novos jogar e fazer tudo para começar bem e a ganhar”, explicou o guarda redes.
Yannick Djaló, chamado por Agostinho Oliveira para substituir o lesionado Silvestre Varela, disse ter sido “apanhado de surpresa” com a convocatória, mas garantiu estar apto para “ajudar em tudo” e “dar o máximo no apoio aos colegas”.
“Penso que somos favoritos para estes dois jogos, mas temos de fazer aquilo que nos compete. Estamos sempre proibidos de perder pontos”, disse.
A ausência de vários jogadores, entre as quais as de Simão, Deco e Paulo Ferreira, que renunciaram à seleção portuguesa pode, ainda de acordo com Djaló, “abrir espaço” a novos valores.
“Se estiver bem as coisas acontecem por acréscimo. Fiquei surpreendido pela chamada, mas agora quero ajudar ao máximo”, concluiu.