O selecionador de futebol sub-21, Oceano Cruz, assumiu hoje “toda a responsabilidade” pela ausência no Euro2011 e deixou a resolução do seu futuro para uma fase posterior a uma “reflexão” sua e da federação.
“As coisas têm de ser decididas com calma. Vou parar para pensar o que poderia ter feito melhor, o que poderíamos ter feito melhor em termos de seleção e a federação logicamente tomará uma decisão. Vai haver uma reflexão da minha parte e espero que também da federação. E depois no futuro as decisões irão ser tomadas”, resumiu.
Após o triunfo 3-1 sobre a Macedónia na despedida do Grupo 9, Oceano assumiu o seu papel: “Termino este jogo com a convicção de que podíamos ter feito um pouco melhor. A responsabilidade desta nossa não classificação é totalmente minha. Assumo as minhas responsabilidades perante vocês (jornalistas), FPF e todos os portugueses”.
A maior parte dos pupilos que dirigiu neste apuramento abandonam, por questões de idade, o projeto sub-21, pelo que Oceano Cruz já lhes desejou “felicidades na carreira”.
“Ficámos com a sensação de que podíamos ter feito algo mais”, lamentou o selecionador, que reiterou a justiça do apuramento da Grécia e Inglaterra: “Foram superiores a nós, mas podíamos ter encurtado a ‘decalage’ entre nós e eles e fazer um bocadinho melhor”.
Quanto ao desafio de hoje, Oceano destacou a “sofreguidão” dos seus pupilos para “tentar controlar o jogo desde início”, mas defendeu que a equipa esteve melhor quando jogou mais pausadamente.