Portugal assumiu hoje a liderança do Grupo 3 do mini torneio de qualificação para o Euro2011 de sub-19 de futebol, que vai decorrer na Roménia, após bater a Geórgia, por 3-0, em jogo da segunda jornada.
No Algarve, Portugal, que na primeira jornada teve muitas dificuldades no empate (2-2) frente ao Azerbeijão, desta vez mostrou-se superior à formação georgiana e ao intervalo já vencia por 2-0, com golos de Ricardo Esgaio, aos 23 minutos, e Betinho, aos 35.
Na segunda parte, Bruma confirmou o triunfo para Portugal, que acabou a partida reduzido a dez unidades devido à expulsão de Agostinho Cá (75), por duplo cartão amarelo.
“Esta equipa soube assumir a responsabilidade e soube sofrer quando era preciso. Isso aconteceu na altura em que ficámos a jogar com menos um jogador e a equipa soube conviver com essa pressão adicional. Era preciso não sofrer golos e conseguimos esse objetivo. Este grupo tem funcionado como uma verdadeira equipa”, afirmou o selecionador nacional, Hélio Sousa.
Este resultado deixa a seleção portuguesa no primeiro lugar do Grupo 3, com quatros pontos, mais um que Geórgia e Grécia, segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Na terceira e última ronda, agendada para sábado no Estádio do Algarve, Portugal defronta a Grécia, que hoje bateu o Azerbeijão, por 1-0.
A primeira fase de qualificação é composta por 13 grupos de quatro equipas, qualificando-se para a ronda de elite os dois primeiros classificados de cada agrupamento e os dois melhores terceiros.
Ficha do Jogo:
Jogo disputado no Estádio da Nora, em Ferreiras.
Portugal – Geórgia, 3-0.
Ao intervalo, 2-0.
Marcadores:
1-0, Ricardo Esgaio, 23.
2-0, Betinho, 35.
3-0, Bruma, 61.
Equipas:
- Portugal: Luís Ribeiro, Luís Martins, Ricardo Ferreira, David Bruno, Josué, Agostinho Cá, Rúben Pinto (Tiago Rodrigues, 71), Ricardo Esgaio, William (Luís Gustavo, 14), Betinho e Bruma (Fábio Nunes, 80).
- Geórgia: Giorgi Nadiradze, Nika Kvekveskiri, Bakar Mirtskhulava, Irakli Khuchua, Solomon Kverkvelia, Avtandil Brachuli (Mindia Phutkaradze, 46), Nika Dzalamidze, Nikoloz Apaqidze, Tornike Okriashvili (Jaba Ugulava, 78), Mamuka Kobakhidze e Lasha Chaphidze (Giorgi Chelebadze, 46).
Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo a Agostinho Cá (44 e 75) e Rúben Pinto (63). Cartão vermelho por duplo amarelo para Agostinho Cá (75).