A seleção portuguesa de futebol defronta hoje no Estádio da Luz, a partir das 21:00, a sua congénere espanhola, em jogo particular inserido nas comemorações do Centenário da República, com uma baixa certa, a do lesionado Fábio Coentrão.
Esta será a primeira vez que as duas formações se encontram depois do encontro em que os espanhóis eliminaram Portugal (1-0), nos oitavos de final do Mundial da África do Sul2010, na sua caminhada para o título.
A Espanha não vai poder contar com o concurso de Mata, também por lesão, mas este não tem estatuto de titular como é o caso de Coentrão, cuja ausência vai obrigar Paulo Bento, que ainda não perdeu à frente da seleção, a fazer uma adaptação ao lugar: deverá escolher entre Bosingwa e Miguel Veloso.
Superada parece estar o problema no tornozelo que afetou Ricardo Carvalho, que deverá ser titular no eixo da defesa ao lado de Pepe e reeditar a dupla de centrais do Real Madrid.
Além de Mata, o selecionador espanhol Vicente Del Bosque não deve poder contar com extremo do Barcelona, Pedro, a contas com um gastroenterite que levou a que fosse hoje assistido no Hospital da Luz, em Lisboa.
Quem não vai ser titular é o ponta de lança do Liverpool Fernando Torres, apesar de ter treinado esta terça feira na Luz sem aparentes limitações físicas.
Torres está a recuperar de uma lesão recente, pelo que Del Bosque deve optar por David Villa na frente de ataque, ele que marcou, aos 63 minutos, o golo que eliminou Portugal na África do Sul.