O novo treinador na seleção de futebol sub-21, Rui Jorge, definiu hoje o apuramento da equipa para a fase final do Campeonato da Europa da categoria, em 2013, como a prioridade do seu trabalho.
Rui Jorge falava na conferência de imprensa promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para apresentação da nova equipa técnica nacional de sub-21, a qual é ainda integrada por Romeu Almeida, Alexandre Silva e Fernando Brassard.
“A prioridade é o apuramento para a fase final do Europeu de sub-21 de 2013, invertendo um ciclo”, disse, numa alusão ao facto de Portugal não se ter qualificado para os dois últimos campeonatos.
O antigo internacional português escolhido pelo selecionador nacional, Paulo Bento, para dirigir a equipa de sub-21 elegeu ainda a criação de “um espírito de seleção” junto dos jogadores, para que interiorizem o “que significa chegar e representar a seleção principal”.
“É uma honra representar e servir o país mais uma vez”, disse o antigo lateral esquerdo da seleção.
O diretor da FPF José Cavaco recordou que uma das qualidades da seleção de sub-21 “é formar e preparar jogadores para a seleção ‘A’” e assegurou que Rui Jorge é o treinador “indicado para desempenhar” essa tarefa, já que reúne outra condição importante: “Ter uma forte ligação ao selecionador nacional, Paulo Bento”.
“Tem o espírito que um treinador de sub-21 deve ter. Enquadra-se nas funções. Foi um internacional e conhece o espírito de jogar na seleção”, adiantou.
De acordo com José Cavaco, Rui Jorge assinou contrato até ao final da fase de apuramento para o Europeu de 2013, que termina em outubro de 2012, sendo esse vínculo prorrogado até à participação na fase final, em caso de qualificação.
A equipa deve fazer o primeiro estágio em janeiro e o primeiro jogo particular no mês seguinte.
Rui Jorge sucede no cargo a Oceano Cruz.