Portugal volta a torcer pela sua congénere da Dinamarca, depois de, em 2009, ter beneficiado de um triunfo dos nórdicos para se qualificar para o “play-off” de apuramento do Mundial de futebol de 2010.
Sábado, quando entrar no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, para o particular com o Chile, a equipa das “quinas” já saberá o resultado do confronto entre a Dinamarca e a Noruega, muito importante para o desfecho do Grupo H de apuramento para o Euro2012.
Depois de uma entrada em falso na qualificação – empate caseiro com o Chipre (4-4) e derrota na Noruega (1-0) –, Portugal, já com Paulo Bento ao leme, conseguiu dois importantes triunfos por 3-1, sobre a Dinamarca e na Islândia, recolocando-se na rota do apuramento.
Com mais um jogo disputado, Portugal tem menos dois pontos do que a Noruega e mais um em relação à Dinamarca, pelo que um triunfo ou um empate dos dinamarqueses deixa a equipa lusa dependente apenas de si própria.
Para o Euro2012, qualificam-se os vencedores de cada um dos nove grupos e o segundo classificado com melhor registo, nos jogos face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto da sua “poule”, enquanto os restantes segundos jogam o “play-off”.
A seleção portuguesa ainda recebe a Noruega, a 04 de junho, no próximo compromisso oficial, e tem de visitar a Dinamarca, a 11 de outubro, na derradeira ronda de qualificação.
É a segunda vez, em cerca de ano e meio, que Portugal torce pela Dinamarca, depois de ter necessitado da ajuda da seleção nórdica para atingir o Mundial2010.
Então, na penúltima jornada da fase de grupos, Portugal precisava que a Dinamarca derrotasse a Suécia para manter a esperança de qualificação, com Jakob Poulsen a tornar-se no herói para os lusos, ao marcar o único golo dessa partida.
Também sábado, o Chipre, que tem apenas um ponto em três encontros, recebe a Islândia, no outro encontro do Grupo H.