Um golo aos 90 minutos e outro nos derradeiros segundos dos “descontos” permitiram hoje à seleção portuguesa de futebol de sub-21 vencer a República da Irlanda por 2-0, num particular disputado no Estádio Municipal de Águeda.
Sem objetivos à vista até iniciarem, em setembro, a fase de apuramento para o Europeu da categoria, aos jogadores portugueses faltou mais empenho do que arte para resolver o encontro mais cedo.
O estreante Abel assegurou, praticamente, a vitória lusa em “cima” do minuto 90, com um disparo à entrada da área, ao canto superior direito da baliza irlandesa, e, aos 90+5, Josué ainda ampliou a vantagem.
A equipa portuguesa, apesar do ascendente demonstrado, não conseguiu criar uma oportunidade de golo durante toda a primeira parte, mesmo com as contínuas investidas de Bebé e Diogo Viana pelas alas.
De tal forma os ataques portugueses se desfaziam na muralha irlandesa que os visitantes lá ousaram atacar o reduto dos anfitriões a partir da meia hora.
Pertenceu mesmo a Aaron Doran a melhor oportunidade do primeiro tempo: conseguiu ganhar, em velocidade, aos centrais portugueses, mas o remate saiu-lhe frouxo, quando já se encontrava dentro da grande área, em posição frontal.
O treinador Rui Jorge alterou substancialmente a equipa para o segundo período, fazendo sete substituições, com destaque para os velozes Fredy e Abel, ambos do Belenenses, que procuraram espevitar um pouco as intenções ofensivas.
Mas o jogo manteve-se morno e sem jogadas de perigo junto das balizas, até que ao minuto 90, Abel entendeu desferir um remate fabuloso para inaugurar o marcador.
Já no último dos cinco minutos de descontos concedidos pelo árbitro António Costa, Josué aproveitou um ‘deslize’ do guardião contrário, que perdeu o controlo da bola, aproveitando o português para lha roubar e encaminhá-la, calmamente, até à linha de golo.
O jogo foi acompanhado por Paulo Bento, selecionador nacional “AA”, e por um batalhão de observadores – 18 no total – de equipas nacionais e internacionais, nomeadamente de Espanha, Inglaterra, Itália e França.
O combinado luso volta a jogar segunda-feira, em Taveiro, contra a Dinamarca, naquele que será o segundo ensaio antes do início da fase de apuramento para o Euro2013, que se inicia em setembro, com a equipa das “quinas” no Grupo 6.
Ficha do Jogo:
Jogo no Estádio Municipal de Águeda.
Portugal – República da Irlanda, 2-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Abel, 90 minutos.
2-0, Josué, 90+5.
Equipas:
- Portugal: Anthony Lopes, Ivo Pinto, João Faria, Hugo Costa (João Pereira, 46), Joshua Silva (Rúben, 46), André Martins (David Simão, 46), Diogo Viana (Fredy, 46), Filipe Ferreira (Josué, 46), Edu, Bebé (Ricardo Martins, 46), e João Silva (Abel, 46).
(Suplentes: Cristiano Figueiredo, Dani, Vítor Bastos, João Pereira, Rúben, David Simão, Diogo Amado, Ricardo Martins, Josué, Fredy e Abel).
- República da Irlanda: Ian McLoughlin (Michael Quirque, 46), Mark Connolly (Shane Duffy, 46), Gavin Gunning (John Dunleavy, 67), Rob Kiernan, Niall Canavan (Lanre Oyebanjo, 46), Richie Towell, Adam Barton, Conor Clifford, Conor Henderson (Paddy Madden, 55), Aaron Doran (Ronan Murray, 77) e Shane O’Connor (Connor Hourihane, 46).
(Suplentes: Shane Duffy, John Dunleavy, Lanre Oyebanjo, Conor Hourihane, Michael Quirke, Paddy Madden e Ronan Murray)
Árbitro: António Costa (Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Faria (38) e Michael Quirque (62)
Assistência: Cerca de 3000 espetadores.