O guarda-redes Rui Patrício e o extremo Silvestre Varela vão estrear-se hoje como titulares da seleção portuguesa de futebol, que defronta o Chile em jogo de preparação, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Natural de Marrazes, nos arredores de Leiria, o guarda-redes do Sporting vai ser pela primeira vez titular da seleção “AA” portuguesa, depois de já ter sido utilizado duas vezes pelo selecionador Paulo Bento.
Apesar de já ter sido chamado para a seleção por Luiz Felipe Scolari e por Carlos Queiroz, Rui Patrício apenas se estreou pela equipa principal pela mão de Paulo Bento, que já o tinha lançado no Sporting.
Rui Patrício estreou-se na seleção “AA” a 17 de novembro, na segunda parte da goleada sobre a Espanha (4-0).
À terceira internacionalização, Varela, jogador do FC Porto, foi escolhido por Paulo Bento para substituir o capitão Cristiano Ronaldo, dispensado devido a lesão.
Silvestre Varela estreou-se pela “equipa das quinas” no particular com a China, em março de 2010, no último desafio antes da convocatória final para o Mundial2010, prova da qual ficou definitivamente afastado devido a uma fratura do perónio.
Com Paulo Bento, o jogador formado no Sporting tinha apenas sido utilizado nos dois minutos finais do encontro com a Dinamarca, de qualificação para o Euro2012.
No “onze” inicial da seleção portuguesa, destaque ainda para a inclusão de Rolando no eixo da defesa ao lado de Ricardo Carvalho, com Bruno Alves e Pepe no banco.
Eduardo na baliza, João Pereira e Fábio Coentrão nas laterais defensivas, Raul Meireles, João Moutinho e Carlos Martins no meio campo e Nani no ataque continuam a ser indiscutíveis, tendo Paulo Bento confiado, desta feita, em Hélder Postiga para a posição de ponta de lança.
Na equipa do Chile, destaque para a presença de Matías Fernández, do Sporting, no meio campo, enquanto o antigo “leão” Pablo Contreras será titular na defesa. Maurício Pinilla, também antigo jogador do Sporting, fica de fora.
O encontro com o conjunto sul-americano serve para Portugal preparar o jogo em casa com a Noruega, a 04 de junho, decisivo para o apuramento para o Euro2012.
Na terça-feira, a “equipa das quinas” volta a jogar um encontro particular, desta feita, em Aveiro, com a Finlândia.