O treinador da seleção portuguesa de sub-21, Rui Jorge, disse hoje que pretende iniciar a fase de qualificação para o Europeu de 2013 o mais forte possível.
“É para isso que temos treinado e tentamos evoluir. Queremos chegar a essa fase tão fortes como possível”, referiu o técnico ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no final de um estágio de preparação em Rio Maior.
O técnico disse que “já começa a haver” um estudo das equipas que Portugal vai defrontar no apuramento: Rússia, Moldávia, Polónia e Albânia.
Sobre o estágio, Rui Jorge disse que foram alcançados os objetivos, que eram que “o relacionamento entre os jogadores melhorasse e dar a conhecer, mais uma vez, as ideias do treinador não só dentro, como fora do campo, que também é importante quando se fala de um grupo de seleção”.
“Como treinador acredito no crescimento da equipa através do treino. Evidentemente que o jogo ajuda a consolidar os processos, mas acredito no treino como forma de evolução, pelo que tenho de ficar satisfeito com os momentos que temos para treinar e para desenvolver o trabalho que queremos”, considerou.
Rui Jorge lamentou apenas o tempo “reduzido” que tem para trabalhar com a equipa, mas sublinhou que “esse é um problema com que se debatem todos os selecionadores”.
O capitão Diogo Amado disse que este estágio foi “mais um passo” para a equipa e “mais um momento importante de preparação para a fase de qualificação para o Europeu”.
“Por agora, o trabalho tem sido focalizado apenas na nossa equipa e naquilo que podemos fazer. Futuramente o ‘mister’ irá falar sobre as seleções que vamos defrontar na qualificação para o Europeu”, referiu.
“Essa vontade de vencer é uma das principais mensagens que (Rui Jorge) nos passa e quando um jogador está predisposto para dar tudo em campo, as coisas tornam-se mais fáceis”, admitiu o médio da União de Leiria.
Josué também fez “um balanço positivo” do estágio e adiantou ser “importante” os jogadores estejam juntos, garantindo que a equipa está “no bom caminho”.
“Temos trabalhado como o ‘mister’ nos pede e, apesar de não ter havido jogos para disputar, demos sempre o máximo, para que o técnico possa ficar contente connosco e assim podermos continuar a ser chamados à seleção”, concluiu.
Portugal inicia a 01 de setembro a fase de qualificação para o Euro2013 de sub-21, frente à Macedónia.