A seleção portuguesa de sub-19 estreou-se hoje na Ronda de Elite de qualificação para o Euro2011 de futebol com uma derrota, por 1-0, frente à Bélgica, ficando com o apuramento em risco.
Em Porec (Croácia), Portugal “caiu” devido a um golo solitário de Maxime Lestienne, aos 25 minutos, num lance em que, de acordo com o sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol, a defesa lusa mostrou alguma passividade.
A formação comandada por Hélio Sousa tentou dar a volta ao resultado, mas nunca conseguiu atingir com sucesso a baliza belga, apesar de um total de 15 remates efetuados durante todo o jogo.
“É uma derrota que, após um percurso de dois sem perder, veio na pior altura. A Bélgica tentou aproveitar os nossos erros e o no único erro de cometemos conseguiram criar uma oportunidade que resultou em golo”, afirmou Hélio Sousa ao site da FPF.
Com este resultado, Portugal ocupa o terceiro lugar do Grupo 1, em igualdade com a Estónia (ambos sem pontos), enquanto Croácia e Bélgica estão na frente, com três.
A seleção lusa defronta a Estónia (perdeu hoje 1-0 com a Cróacia) na quinta-feira e necessita de vencer para continuar a ter hipóteses de se qualificar para o Campeonato da Europa de 2011, que vai decorrer entre 20 de julho e 01 de agosto na Roménia.
Ficha de Jogo:
Jogo disputado no Estádio Veli Jozc Stadium, em Porec (Croácia).
Bélgica – Portugal, 1-0.
Ao intervalo, 1-0.
Marcador:
1-0, Maxime Lestienne, 25 minutos.
- Bélgica: Koen Casteels, Pierre-Ives Ngawa, Dino Arslanagic, Pietro Perdichizzi, Jelle Rykx, Tom Pietermaat, Marnick Vermijl (Christophe Bertjens, 87), Jore Trompet, Maxime Lestienne (Igor Vetokele, 72), Thorgan Hazard e Florent Cuvelier.
- Portugal: Luís Ribeiro, João Amorim, Luis Martins, Paulo Oliveira e Josué, Agostinho Cá (Ivan Cavaleiro, 71), Taira, Rúben Pinto (Amorim, 83), Bruma (Fábio Nunes, 62), Ricardo Esgaio e Filipe Barros.
Árbitro: Vladimir Kazmenko (Rússia).
Ação disciplinar: Josué (67), Maxime Lestienne (69), Pietro Perdichizzi (81) e João Amorim (84).