O treinador nacional Rui Caçador afirmou hoje que a seleção portuguesa de futebol sub-20 entrou num “período pré-competitivo”, na preparação para o Mundial da categoria, que se disputa na Colômbia.
“Parece-nos ter sido uma estratégia cuidada fazer a primeira semana de trabalho intenso centrada na componente de organização de jogo, e esta segunda semana centrada mais no jogo e mais na avaliação de todos os jogadores”, afirmou o adjunto de Ilídio Vale na seleção sub-20.
Rui Caçador explicou que a equipa, que está em pré-estágio desde 25 de junho, “vai entrar no período pré-competitivo, e fazer dois jogos de alto nível”.
Portugal defronta terça e quinta-feira o Egito, um adversário que Rui Caçador considerou ter “um futebol semelhante aos Camarões”, equipa que Portugal vai defrontar no Mundial.
“Houve algum cuidado em preparar convenientemente os jogos com os nossos adversários do Mundial”, afirmou Caçador, lembrando que Portugal vai ainda jogar com a Nigéria, Panamá e México, antes do Mundial.
Caçador considerou essencial Portugal “chegar à Colômbia a 100 por cento” e admitiu que as expetativas são “passar a primeira fase da competição e jogar bem”.
No entanto, lembrou, Portugal vai enfrentar no grupo B duas equipas que já foram vice-campeãs mundiais, o Uruguai e os Camarões.
O treinador recusou fazer comparações com as seleções sub-20 que se sagraram campeãs do Mundo em 1989 e 1991, das quais saíram surgiram grandes nomes do futebol português.
“As seleções de 89 e 91 são algo de que nos orgulhamos muito. Esta é outra equipa, é outro percurso são outras expetativas” disse, acrescentando: “Esta equipa não apresenta nenhum jogador que por si só possa fazer a diferença, há alguns jogadores que fazem a diferença”.
Para o encontro de terça-feira, a disputar em Mafra, o treinador Ilídio Vale não vai poder contar com o médio Sérgio Oliveira e com o defesa Aníbal Capela, ambos lesionados, que deverão realizar exames médicos ainda hoje.
Após o pré-estágio, que decorre no Jamor, em Oeiras, a seleção lusa viaja no dia 15 de julho para o Panamá, onde vai efetuar os seus últimos jogos de preparação num torneio com a equipa nacional local, a Nigéria e o México, de 18 a 22.
No dia seguinte, a comitiva portuguesa segue para a Colômbia, e faz a estreia no Grupo B do Mundial a 30 de julho, perante o Uruguai, seguindo-se o confronto com os Camarões, a 02 de agosto, e por fim o encontro com a Nova Zelândia, a 05. Os dois primeiros de cada um dos quatro grupos qualificam-se para os oitavos de final.