A seleção portuguesa sub-20 de futebol fez hoje o pleno de empates em jogos de preparação para o Mundial da categoria, que se realiza na Colômbia, ao registar um nulo caseiro frente à Nigéria.
Numa partida em que os africanos tiveram de terminar o jogo com o terceiro guarda-redes, que nem estava inscrito na ficha de jogo – o titular e o suplente saíram lesionados –, Portugal voltou a sentir grandes dificuldades ofensivas e nem mesmo o facto de ter beneficiado da expulsão de um adversário foi suficiente para que alcançasse o triunfo.
Depois dos empates frente ao Egito (0-0 e 2-2), a equipa lusa somou nova igualdade, no terceiro e último encontro de preparação em solo português, antes da viagem para o Panamá, onde vai continuar a preparar a competição de seleções jovens.
O encontro frente aos campeões africanos começou por mostrar uma equipa das ''quinas'' sem soluções na troca de bola, procurando quase sempre o jogo direto nas costas da defesa nigeriana.
No entanto, foi num desses lances que Nélson Oliveira se isolou na esquerda da área, mas acabou por demorar muito tempo a definir e deixou-se antecipar por um defesa.
A Nigéria não criava grandes problemas à defensiva nacional e Portugal ia dominando o encontro, sendo que por volta da meia hora de jogo já era possível ver algumas boas combinações e novamente com Nélson Oliveira a falhar, depois de se isolar.
O segundo tempo não reservou grandes alterações em termos de qualidade competitiva e pior ficou quando Duarte Gomes expulsou o nigeriano Félix Odoh, que cometeu uma grande penalidade sobre Rafael Lopes, mas que seria desperdiçada por Sérgio Oliveira.
A partida foi-se desenrolando sem grandes motivos de interesse, situação que deve preocupar o selecionador Ilídio Vale, quando faltam cerca de duas semanas para o início do Mundial.
No Mundial da Colômbia, que se realiza entre 29 de julho e 20 de Agosto, Portugal está integrado no Grupo B, juntamente com o Uruguai, a Nova Zelândia e os Camarões.
Ficha do Jogo:
Jogo disputado no Estádio Nacional, em Oeiras.
Portugal – Nigéria, 0-0.
Equipas:
- Portugal: Mika, Cédric (Mário Rui, 85), Tiago Ferreira (Ricardo Alves, 68), Nuno Reis, Luís Martins, Danilo (Ricardo Dias, 85), Pelé (Saná, 46), Sérgio Oliveira (Júlio Alves, 68), Caetano (Serginho, 59), Nélson Oliveira (Baldé, 46) e Rafael Lopes (Alex, 69).
(Suplentes: Tiago Maia, Luis Ribeiro, Ricardo Alves, Júlio Alves, Balde, Saná, Alex, Serginho, Ricardo Dias e Mário Rui).
- Nigéria: Yekeen (Gambo, 54, Paul, 71), Mbah, Arokoyo (Ogunbe, 52), Omerou, Odoh, Edafe (Tahir, 52), Ajagun, Daniel (Ogenyi, 51), Envoh (Osuchukwu, 52), Uche Nwofor (Sani Emmanuel, 51) e Ejike (Ojabu, 52).
(Suplentes: Gambo, Ogenyi, Ogunbe, Tahir, Alimi, Adeleke, Sani Emmanuel, Osuchukwu e Ojabu).
Árbitro: Duarte Gomes (Portugal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Danilo (81). Cartão vermelho direto para Félix Odoh (59).