Portugal e Uruguai protagonizaram hoje em Cali, no Mundial de futebol de sub-20, um jogo pouco interessante, que apenas espevitou na segunda parte, em que o luso Sérgio Oliveira se tornou no primeiro expulso do torneio.
O ''nulo'' final acaba por castigar as duas equipas, que se esforçaram pouco por alterar o resultado com que entraram para o campo.
Os portugueses tiveram mais posse de bola - 55 por cento contra 45 -, mas isso não se traduziu em jogo ofensivo e foram mesmo os jovens uruguaios a criar alguns problemas a Mika, no primeiro tempo.
Nos primeiros 45 minutos pode destacar-se, no entanto, um remate de Sérgio Oliveira, aos 31 minutos, um pouco ao lado da baliza adversária, à guarda de Ichazo.
As duas equipas estiveram um pouco mais ofensivas no segundo tempo e por Portugal foi de novo Sérgio Oliveira a dar nas vistas, com um bonito remate cruzado, mas à figura, antes de um ''tiro'' ao poste, em livre direto (55 minutos).
O Uruguai também poderia ter chegado ao golo, primeiro com um remate de De Los Santos ao poste e depois com um cabeceamento de Arias que obrigou a defesa apertada de Mika (65).
Sérgio Oliveira acabaria por ser a ''figura do jogo'' com a expulsão, a dez minutos do fim - incidente que os uruguaios aproveitaram para forçar o ataque.
Mas foi ''curta'' a onda ofensiva dos sul-americanos, visivelmente mais cansados que os lusos. Portugal equilibrou a meio campo, lançou contra-ataques e em tempo de descontos terminou com uma série de cantos e uma boa ocasião para Alex.
Depois do apito final, os uruguaios ensaiaram o seu já tradicional ''sururu'', mas o árbitro Abdulrahman, do Qatar, foi firme.
Antes deste jogo, Camarões e Nova Zelândia também empataram, 1-1, pelo que tudo está equilibrado no Grupo B, com um ponto para cada uma das quatro equipas.
Portugal volta a jogar na madrugada de quinta-feira, contra os Camarões, e o treinador Ilídio Vale terá como primeira ''dor de cabeça'' a alteração do seu esquema tático, já que não poderá contar com Sérgio Oliveira no apoio ao ponta de lança Nélson Oliveira.
Ficha do Jogo:
Jogo no estádio Pascual Guerrero, em Cali.
Portugal - Uruguai, 0-0
Equipas:
- Portugal: Mika, Cédric, Nuno Reis, Roderick, Luís Martins, Pelé (Júlio Alves, 84), Danilo, Rafael Lopes (Alex, 75), Sérgio Oliveira, Saná (Tiago Ferreira, 87), Nélson Oliveira.
(Suplentes: Tiago Maia, Tiago Ferreira, Mário Rui, Julio Alves, Ricardo Dias, Amido Baldé, Caetano, Alex, Serginho, Ribeiro).
- Uruguai: Ichazo, Arias, De Los Santos, Cabrera, Polenta, Vecino, Cayetano, Prieto (Rodriguez, 85), Mayada (Olivera, 81), Teixeira, Lores (Cepellini, 60).
(Suplentes: Gelpi, Platero, Rodriguez, Cepellini, Olivera, Martinez, Moreira, Rolan, Luna, Da Silva).
Árbitro: Abdulraham Dharmani (Qatar).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Saná (43) e Sérgio Oliveira (72 e 80). Cartão vermelho por acumulação para Sérgio Oliveira (80).