A seleção portuguesa de futebol goleou hoje o Luxemburgo, por 5-0, naquele que acabou por ser um teste bastante positivo para o confronto com o Chipre, antepenúltimo na fase de qualificação para o Euro2012.
Ainda sem grande ritmo e sem forçar muito, a equipa das ''quinas” teve a paciência necessária para esperar a quebra de rendimento dos luxemburgueses, para ir avolumando um resultado natural frente à 128.ª seleção do Mundo.
Hélder Postiga (25 minutos), Cristiano Ronaldo (44), Fábio Coentrão (47) e Hugo Almeida (58 e 73) fizeram os tentos de Portugal cerca de um mês antes de defrontar o Chipre.
Com este triunfo, Portugal aumentou para cinco os triunfos sobre o Luxemburgo neste século, somando 22 golos marcados e zero sofridos.
No último encontro de preparação antes dos três últimos encontros de qualificação para o Euro2012, o “onze” do selecionador Paulo Bento teve algumas surpresas, como as entradas de André Santos, que se estreou a titular, e de Danny.
Assim, Portugal atuou com Rui Patrício na baliza, atrás de João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão, com o meio-campo a ser composto por André Santos, João Moutinho e Ruben Micael, o mais próximo do tridente ofensivo: Danny, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga.
Na primeira parte, frente a uma equipa com 11 jogadores atrás da linha da bola, Portugal sentiu muitas dificuldades para construir jogo, mostrando-se com um ritmo ainda baixo, natural nesta fase da temporada.
Dois remates ao lado, de Danny (08) e Bruno Alves (12) foram os lances mais perigosos de Portugal nos primeiros 20 minutos, num período em que o Luxemburgo também ameaçou, aos 14, com Leweck a tocar a bola pouco por cima.
A equipa das 2quinas” acabaria por chegar ao golo aos 25 minutos, num lance em Ronaldo tentou furar, caiu à saída do guarda-redes, mas a bola sobrou para Hélder Postiga, que, com um excelente pormenor técnico, tocou a bola por cima da defesa contrária.
Antes do intervalo, Cristiano Ronaldo tornou-se no quinto melhor marcador de sempre da seleção portuguesa, ao apontar o 27.º, na marcação de um livre.
Já sem o capitão em campo, seria outro jogador do Real Madrid a marcar o terceiro de Portugal. Num pouco habitual golpe de cabeça, Fábio Coentrão fez o seu primeiro tento pela seleção, aos 47 minutos, após cruzamento de João Pereira.
O melhor momento da partida aconteceu aos 58 minutos, quando Hugo Almeida, de fora da área, desferiu uma “bomba” de pé esquerdo ao ângulo da baliza do Luxemburgo.
Um minuto depois de Coentrão ter atirado ao poste, Hugo Almeida bisou aos 73, após um cruzamento perfeito de Nani.
Aos 84 minutos, na única vez em que foi obrigado a aplicar-se, Rui Patrício fez uma excelente defesa, a remate de Kitenge.
Portugal joga com o Chipre a 02 de setembro, em Nicosia, e recebe, a 07 de outubro, a Islândia, fechando o apuramento quatro dias depois na Dinamarca.
Neste momento, Portugal lidera o Grupo H, com 10 pontos, os mesmos que Dinamarca e Noruega, mais oito do que o Chipre e nove do que a Islândia.
Ficha do Jogo:
Jogo disputado no Estádio Algarve, Faro.
Portugal – Luxemburgo, 5-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Hélder Postiga, 25 minutos.
2-0, Cristiano Ronaldo, 44.
3-0, Fábio Coentrão, 47.
4-0, Hugo Almeida, 58.
5-0, Hugo Almeida, 73.
Equipas:
- Portugal: Rui Patrício, João Pereira (Sílvio, 65), Bruno Alves, Pepe (Ricardo Carvalho, 46), Fábio Coentrão, João Moutinho (Raul Meireles, 46), André Santos, Ruben Micael, Cristiano Ronaldo (Nani, 46), Danny (Varela, 57) e Hélder Postiga (Hugo Almeida, 46).
(Suplentes: Eduardo, Quim, Sílvio, Ricardo Carvalho, Raul Meireles, Castro, Varela, Nani, Hugo Almeida e Nuno Gomes).
- Luxemburgo: Joubert, Schnell, Blaise, Hoffmann, Mutsch, Laterza (Janisch, 79), Payal, Peters (Joel Pedro, 70), Bettmer, Da Mota (Kitenge, 58) e Leweck (Gerson, 54).
(Suplentes: Oberweis, Gerson, Malget, Joel Pedro, Laurent Jans, Janisch, Bensi, Kitenge e Colletre).
Árbitro: Mateu Lahoz (Espanha).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Cristiano Ronaldo (26), Danny (34), João Pereira (37), Bruno Alves (85).
Assistência: 21.283 espetadores.