O Presidente da República, Cavaco Silva, condecorou hoje a seleção portuguesa de futebol de sub-20 que se sagrou vicecampeã no Mundial da Colômbia e aproveitou a ocasião para criticar o número de estrangeiros que competem em Portugal.
''Em Portugal, na primeira Liga de futebol, 58 por cento dos jogadores são estrangeiros e o sucesso que conseguiram é a demonstração que neste domínio, em matérias do número de jogadores estrangeiros, algo está errado no futebol português'', disse Cavaco Silva, na cerimónia realizada no Palácio de Belém.
Os jogadores da seleção das “quinas” receberam a condecoração de Cavaleiro da Ordem do Infante Dom Henrique, enquanto a equipa técnica de Ilídio Vale foi agraciada com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.
“Esta seleção teve um comportamento brilhante no campeonato do Mundo. Os atletas, a equipa técnica e dirigentes são motivos de orgulho dos portugueses'', disse ainda o Presidente da República, vincando que a seleção deu ''um bom exemplo para o país''.
“É prova que os jovens portugueses podem ser campeões em qualquer área”, acrescentou.
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Amândio de Carvalho, que também foi condecorado, “pegou” nas palavras de Cavaco Silva e também lamentou a falta de confiança dos clubes nos jogadores portugueses.
“Não estamos a apostar nos jovens e é uma coisa que nos faz impressão. Este ato é estimulante até para levantar o ego de algumas pessoas. Temos que apostar no futebol português e nos jogadores”, referiu o dirigente.
Por seu lado, o selecionador Ilídio Vale falou em “dever cumprido” e no reconhecimento do feito da seleção de sub-20.
“É um sentimento muito especial, um sentido de dever cumprido e reconhecimento naquilo que é possível acreditar. Sabíamos que podíamos não ser os mais talentosos, mas fomos dos mais fortes e chegámos lá com muito sacrifício”, frisou o técnico.
O avançado Nelson Oliveira, que foi nomeado o segundo melhor jogador do Mundial2011, mostrou-se “orgulhoso” com a condecoração e espera agora continuar a sua “formação como jogador”.
“O mais importante nesta fase é jogar e evoluirmos como jogadores. Ainda não somos jogadores, somos miúdos que ainda há pouco jogavam na formação”, alertou o avançado do Benfica.
Na cerimónia esteve também presente o selecionador da equipa principal, Paulo Bento. Baldé, Danilo e Sérgio Oliveira foram os únicos jogadores dos 23 que estiveram na Colômbia que não marcaram presença no Palácio de Belém.
A seleção portuguesa de sub-20 alcançou a final do recente Mundial2011, acabando por perder o jogo decisivo frente ao Brasil, por 3-2, após prolongamento.