Cristiano Ronaldo afirmou hoje que ninguém na seleção nacional de futebol põe a hipótese de Portugal não se apurar para o Euro2012, no jogo de terça-feira com a Dinamarca, em Copenhaga.
''Sinceramente não pensamos nisso [no não apuramento], pensamos que temos potencial para ir à Dinamarca e ganhar para nos apurarmos'', disse o capitão da seleção antes do último treino em Portugal, realizado no Centro de Treinos do Olival, em Vila Nova de Gaia.
Embora o empate no último encontro da fase de qualificação seja suficiente para garantir a presença na competição organizada pela Polónia e pela Ucrânia, Ronaldo garantiu que Portugal vai à Dinamarca com o objetivo de ganhar.
''É a mentalidade que temos desde sempre. Vamos fazer um bom jogo e tentar ganhar'', assegurou.
O avançado do Real Madrid mostrou-se ainda indiferente ao facto de não ter marcado na vitória de sexta-feira sobre a Islândia, por 5-3. ''Isso não é importante. Importante é ganhar e qualificarmo-nos”, frisou, admitindo, contudo, que a equipa sentiu a falta, não só de Pepe, mas também de Ricardo Carvalho.
''Claro que os grandes jogadores fazem sempre falta. Mencionou o Pepe como podia mencionar o Ricardo [Carvalho], que já não vem mais'', respondeu, quando questionado sobre os erros defensivos do conjunto luso frente aos islandeses, na penúltima jornada do Grupo H.
No entanto, para Ronaldo, os erros defensivos ''fazem parte'' do futebol, até porque é a defesa que, muitas vezes, ''safa'' a equipa quando os avançados não marcam golos.
''O futebol é mesmo assim, é uma equipa e jogamos todos em conjunto. Há dias bons e há dias maus e, por isso, há que refletir e melhorar no próximo jogo'', concluiu.
A seleção portuguesa viaja na manhã de segunda-feira para Copenhaga, onde no dia seguinte defronta a da Dinamarca, às 20:15 locais (19:15 em Lisboa), no último encontro da fase de qualificação para o Campeonato de Europa de 2012.
O Grupo H é liderado por Portugal e Dinamarca, ambos com 16 pontos, seguidos pela Noruega, com 13.
Portugal tem vantagem no confronto direto com a Dinamarca, por ter ganho por 3-1 no Porto, pelo que um empate na terça-feira lhe garante o primeiro lugar no grupo e o consequente apuramento direto para o Euro2012.