Portugal falhou hoje o objetivo de conseguir um bom resultado na República Checa, no apuramento para o Europeu de futebol feminino de 2013, ao sair derrotado de Pisek por 1-0.
Um golo já na segunda parte abalou as convicções das portuguesas, que disputavam a segunda jornada de apuramento para o Europeu na Suécia com o objetivo de alcançar uma vitória frente a uma seleção mais bem cotada.
Portugal, 34.º do “ranking” mundial da FIFA, tinha pela frente uma República Checa situada no 26.º posto e, provavelmente, a equipa com a qual as portuguesas discutirão de forma mais direta a hipótese de qualificação.
A Dinamarca, 14.ª do Mundo, é a candidata a vencer o grupo 7 e a garantir o apuramento direto, deixando República Checa, Portugal, Áustria (40.ª da hierarquia) na luta pelo segundo lugar, enquanto a Arménia deverá ficar de fora da discussão.
Depois de na primeira jornada ter goleado fora as arménias (8-0), Portugal entrava nos “jogos a sério” e a selecionadora Mónica Jorge deixara o aviso de querer conseguir resultados e um triunfo em solo checo.
O objetivo é o de chegar a uma fase final inédita para o futebol feminino português e neste segundo jogo Portugal até entrou com uma equipa disposta a discutir os pontos, com uma linha avançada alargada.
Além das experientes Carla Couto e Edite Fernandes, Mónica Jorge apostou também em Ana Leite, Ana Borges e Carolina Mendes.
O “nulo” manteve-se até ao intervalo, com a capitã Edite Fernandes, que cumpriu a 98.ª internacionalização – à beira de ser a segunda jogadora a chegar às 100 presenças -, a ser a mais inconformada e rematadora na equipa das “quinas”.
A desolação veio apenas com o golo checo, já a meio da segunda parte (65 minutos), da autoria de Petra Divišová, e que fixou o resultado final.
Na quarta-feira, Portugal volta a ter duro teste, quando receber a Dinamarca, em Barcelos, em jogo da terceira jornada do Grupo 7.
Ficha de Jogo:
Jogo no Estádio do Spartak Pisek, em Pisek (República Checa).
República Checa - Portugal, 1-0
Ao intervalo: 0-0.
Marcadora:
1-0, Petra Divisová, 65 minutos.
Equipas:
- República Checa: Petra Taušová, Petra Bertholdová, Petra Vyštejnová, Lucie Martínková, Jana Sedláčková, Lucie Voňková (Markéta Ringelová, 67), Petra Divišová (Pavlína Nepokojová, 91), Marcela Krůzová (Veronika Hoferková, 55), Klára Cahynová, Irena Martínková e Iva Mocová.
(Suplentes: Jaroslava Lorencová, Adéla Odehnalová, Michaela Čulová, Pavlína Nepokojová, Tereza Kožárová, Veronika Hoferková e Markéta Ringelová).
- Portugal: Patricia Morais, Carole Costa, Kimberly Brandão, Sónia Matias, Cláudia Neto, Melissa Antunes (Sílvia Rebelo, 80), Edite Fernandes, Ana Leite (Stefanie da Eira, 90), Carla Couto, Ana Borges e Carolina Mendes (Patrícia Gouveia, 46).
(Suplentes: Jamilla Marreiros, Sílvia Rebelo, Sara Garcia, Vanessa Rodrigues, Stefanie da Eira, Patrícia Gouveia, Ana Marques).
- Árbitro: Sofia Karagiorgi (Chipre).
- Ação disciplinar: Cartão amarelo para Carole Costa (37) e Cláudia Neto (45).