A seleção portuguesa de sub-21 goleou hoje a Moldávia, por 5-0, em jogo da quarta jornada da qualificação para o Euro2013 em futebol, que ficou praticamente decidido na primeira meia hora, após um autêntico “vendaval” dos jovens lusos.
Nélson Oliveira (06 e 29 minutos), Rui Fonte (23), Saná (25) e Abel Camará (70) materializaram a superioridade portuguesa, com um resultado que permitiu à equipa de Rui Jorge igualar a Polónia no segundo lugar, com sete pontos, a cinco da líder Rússia.
Após o empate caseiro com os polacos (1-1) e a derrota na Rússia (1-2), a formação nacional precisava de se recolocar no caminho do apuramento para a prova que se disputa em 2013, em Israel.
A receção à Moldávia revestia-se de crucial importância, ainda para mais tendo em conta o triunfo dos russos na Albânia (1-0), resultado que deixou os russos ainda mais destacados na liderança do grupo, com 12 pontos em quatro jogos.
Os jovens lusos logo trataram de demonstrar que o único objetivo era a conquista dos três pontos e Nélson Oliveira abriu o marcador aos seis minutos, aproveitando um corte defeituoso da defensiva visitante, após cruzamento de André Martins.
O médio do Sporting era o grande dinamizador de uma equipa portuguesa que comandava as operações a seu bel-prazer e, já depois de obrigar Dimov a aplicar-se, fugiu pela direita e assistiu o “capitão” Rui Fonte para o segundo do encontro.
As oportunidades para a seleção nacional sucediam-se a um ritmo vertiginoso e, no espaço de quatro minutos, Saná e Nélson Oliveira ampliavam a vantagem lusa para 4-0, ficando a sensação que os jogadores moldavos estavam de folga e tinham aproveitado para descontrair em Rio Maior.
Como que a pedido do adversário, Portugal tirou o pé do “acelerador”, mas por pouco não saía para o intervalo com uma mão cheia de histórias para contar.
Claramente em ritmo mais baixo e perante um oponente mais atento, a “equipa das quinas” sentiu maiores dificuldades para criar perigo no segundo tempo, o que não impossibilitou que Pedro Mendes quase alcançasse o quinto tento.
O central do Real Madrid B apenas adiou o inevitável, já que aos 70 minutos Abel Camará fechava a contagem, perante o olhar desesperado do selecionador moldavo, que ainda viu a sua equipa ficar muito perto da meia-dúzia de desilusões, não fosse o abençoado poste negar o “bis” a Rui Fonte.
Ficha do Jogo:
Jogo realizado no Estádio Municipal de Rio Maior, em Rio Maior.
Portugal - Moldávia, 5-0.
Ao intervalo: 4-0.
Marcadores:
1-0, Nélson Oliveira, 06 minutos.
2-0, Rui Fonte, 23.
3-0, Saná, 25.
4-0, Nélson Oliveira, 29.
5-0, Abel Camará, 70.
Equipas:
- Portugal: Mika, Cédric, Pedro Mendes, João Pereira, Rúben, Diogo Amado, André Martins (Salvador Agra, 46), Saná (Diogo Viana, 64), Josué, Rui Fonte e Nélson Oliveira (Abel Camará, 46).
(Suplentes: Cristiano, Mário Rui, Pelé, Diogo Viana, Salvador Agra, Abel Camará e Wilson Eduardo).
- Moldávia: Victor Dimov, Ion Jardan, Maxim Hovanschi (Alexandru Scripcenco, 35), Artiom Haceaturov, Maxim Boghiu, Vadim Costandachi, Gheorghe Andronic, Maxim Antoniuc, Radu Ginsari (Valeriu Ciuperca, 60), Serghei Gheorghiev (Constantin Iavorschi, 60) e Gheorghe Nicologlo.
(Suplentes: Dmitri Stajila, Valeriu Ciuperca, Cantantin Iavorschi, Constantin Mandricenco, Serghei Diulgher e Alexandru Scripcenco).
Árbitro: Alan Mario Sant (Malta).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Ion Jardan (19), Valeriu Ciuperca (75), Alexandru Scipcenco (77) e Gheorghe Andronic (78).
Assistência: cerca de 3.000 espetadores.