A seleção de Portugal de sub-21 não conseguiu melhor do que um empate a dois golos na Albânia, mas isolou-se segundo lugar do Grupo 6 de apuramento para o Europeu de 2013 de futebol, a disputar em Israel.
A derrota da Polónia, em casa, imposta pela Moldávia permite aos portugueses continuar na corrida pelo apuramento, quando lhes falta realizar três jogos: receção à Rússia (1 de junho de 2012), à Albânia (06/06/12) e deslocação à Polónia (10/08/12).
A Rússia lidera o agrupamento, com 12 pontos, seguida por Portugal, com 8, e a Polónia, com 7 (ambas com mais um encontro realizado).
A equipa dirigida por Rui Jorge quis, desde o primeiro minuto, transformar em golos o seu enorme empenho na partida e as oportunidades foram-se sucedendo, iniciadas logo aos dois minutos, quando Josué “disparou”, já dentro da área, por cima da barra.
Aos 20 minutos, o jogador do Paços de Ferreira materializou em golo o domínio português, com um belo golpe de cabeça, acorrendo a um cruzamento largo e algo tenso desde a esquerda do ataque, da autoria de Ruben Ferreira.
Mais tranquilos, os jogadores portugueses assumiram o controlo da partida, com os albaneses a tentar reagir, embora sem grande consistência.
No segundo tempo, uma “chuva” de oportunidades falhadas, com André Martins em bom plano, tal como o guarda-redes Frasheri, foi castigada com o golo da Albânia, marcado por Armando Sadiku, aos 55 minutos, através de um potente remate da zona frontal da área portuguesa.
Sete minutos depois, Wilson Eduardo fez o 2-1, desviando de cabeça um cruzamento de Cedric, na direita do ataque luso.
Mas a Albânia voltou a empatar, de novo por intermédio Armando Sadiku (55 minutos), em lance no qual os portugueses mostraram alguma debilidade defensiva.
Portugal voltou à carga e Wilson Eduardo, já sobre o minuto 90, conseguiu ganhar posição, mas o remate fez com que a bola passasse a centímetros da barra.
Para o “play-off” que antecede a fase final do Euro2013, que decorrerá em Israel, em 2013, apenas serão apurados os vencedores de cada um dos 10 grupos, mais os melhores quatro segundos classificados.