O selecionador português de futebol, Paulo Bento, recebeu hoje o “Prémio Prestígio” por parte do Desporto Escolar, devido a ação do “dia do guarda-redes”, numa cerimónia que decorreu na Escola Secundária da Lourinhã.
Paulo Bento, que chegou acompanhado por Jorge Brás, selecionador nacional de futsal, e Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal, realçou a importância do Desporto Escolar na deteção de novos talentos.
“Há uns anos jogava-se futebol de rua, hoje as coisas estão mais difíceis, porque o entretenimento em casa leva a um certo comodismo. O local onde podem praticar desporto é a escola”, disse Paulo Bento, que recusou falar de qualquer outro assunto.
O selecionador luso, que recentemente garantiu a presença no Euro2012, recebeu das mãos do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Alexandre Mestre, o galardão, no final de uma cerimónia que premiou 63 jovens em nove categorias diferentes, que variaram entre o “Aluno Praticante”, o “Desporto Adaptado” ou o “Internacional”.
Para o governante, o Desporto Escolar assume cada vez mais um papel fulcral no desenvolvimento dos jovens, sobretudo na luta “contra a obesidade infanto-juvenil”.
“Esta é também uma questão relacionada com a saúde pública. Por isso estamos em articulação com o Ministério da Saúde. O Desporto Escolar é também importante na deteção de novos talentos, por isso, a integração com o desporto federado assume um papel importante. Rosa Mota e Nélson Évora começaram na escola”, realçou.
Alexandre Mestre frisou ainda que a aposta da Secretaria de Estado passa também pela ética no desporto.
“Já anteriormente foi anunciado que o governo vai levar a cabo um Plano Nacional de Ética no Desporto. Em concertação com Isabel Leite, secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, está já agendada uma primeira ação para dia 30”, adiantou o governante, sem dar mais pormenores sobre o evento e a respetiva localização.