O lateral internacional sub-20 João Amorim falou hoje da experiência partilhada pelos colegas de seleção vice-campeões mundiais de futebol e na importância que isso tem para o futuro do grupo.
No primeiro estágio realizado pela seleção de sub-20, depois da presença no Mundial da Colômbia, João Amorim revelou que muitos jogadores contam a experiência que tiveram, ajudando a equipa a evoluir individual e coletivamente.
“Foi uma experiência ótima para eles, que nos podem falar e explicar as vivências que tiveram, pois isso é também muito importante para nós”, disse o futebolista, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
João Amorim, jogador do Vitória de Guimarães e que cumpre o primeiro ano de sénior, por empréstimo, no Freamunde, conta com 51 internacionalizações nos vários escalões, considera que as seleções são fundamentais para um jogador profissional.
“Quem não tiver motivação para vir à seleção, não a terá para ser um jogador profissional e de elite. A seleção representa o topo que um jogador pode atingir”, disse o futebolista, integrado no estágio que decorre em Rio Maior e termina na quarta-feira.
A equipa cumpre um estágio numa fase de época sem jogos oficiais para a seleção, mas a situação não impede, segundo o defesa central Ricardo Ferreira (AC Milan), que haja o mesmo nível de motivação.
“Estamos sempre motivados. Os jogos de preparação são muito importantes e o nosso objetivo é estar presentes no Europeu de sub-21 em 2015. Vamo-nos preparar ao máximo para atingir esse objetivo, porque falhámos a qualificação para os europeus de sub-17 e sub-19”, referiu o jogador.
Ricardo Ferreira, nascido no Canadá, começou a jogar em Portugal ao serviço dos sub-17 do FC Porto, mas atualmente encontra-se nos italianos do AC Milan e embora não pertença à equipa principal, por vezes é chamado aos treinos.
“Por vezes trabalho com a equipa principal, o que é um privilégio muito grande”, considerou Ricardo Ferreira, revelando já ter tido a missão de marcar o avançado Zlatan Ibrahimovic durante um treino.
Nos trabalhos dos sub-20 encontram-se apenas quatro vice-campeões do Mundial da Colômbia: Luís Ribeiro, Tiago Maia, Luís Martins e Sérgio Oliveira.