A seleção portuguesa de futebol feminino conquistou hoje o segundo triunfo na qualificação para o Euro2013, ao golear a Arménia por 6-0, que lhe permite manter o sonho de estar presente na Suécia.
Em busca da primeira presença num Europeu da categoria, a equipa das ''quinas'' construiu o resultado com golos de Laura Luís (30 minutos), Carole Costa (35), Cláudia Neto (46), Andrea Rodrigues (58), Melissa Antunes (62) e Sónia Matias (67).
Ainda assim, Portugal, que soma agora seis pontos, mantém o penúltimo lugar do grupo 7, a seis da líder Dinamarca e a apenas um de República Checa (menos dois jogos) e Áustria (menos um jogo).
Na estreia do selecionador António Violante e sob o olhar atento do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que assistiu à primeira parte do encontro, foram as arménias a entrar melhor no jogo, mostrando mesmo alguma desinibição.
Sem criarem problemas de maior à guarda-redes Neide Simões, as jogadoras da Arménia acabaram por sucumbir à melhor qualidade de jogo das portuguesas, que logo começaram a desenhar alguns lances de excelente entendimento.
Prova disso, foi a grande jogada de Ana Borges pela direita, a cruzar para a área, onde Laura Luís apareceu, solta, a cabecear por cima, naquela que foi a antecâmara do que viria a suceder, quando as mesmas intervenientes construíram o golo inaugural.
Ainda assim, o momento do jogo aconteceu pouco depois, com Carole Costa a brindar os espetadores presentes no Cartaxo com um golaço, num pontapé de ressaca à entrada da área.
O intervalo acabou por não se revelar bom conselheiro para as arménias, pois praticamente sem tocarem na bola, viram Portugal ''faturar'' por mais duas vezes. Primeiro por Cláudia Neto e, depois, através de Andrea Rodrigues, que aproveitou uma falha da guardiã adversária e cabeceou para o fundo da baliza.
O tempo ia correndo e o marcador continuava a funcionar para as portuguesas, que, em cinco minutos, fizeram mais dois tentos, por Melissa Antunes e Sónia Matias, deixando em ''farrapos'' a débil Arménia, que, até final, apenas se preocupou em evitar que os números fossem mais penalizadores.
Ficha do Jogo:
Jogo realizado no Estádio Municipal do Cartaxo, no Cartaxo.
Portugal - Arménia, 6-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Laura Luís, 30 minutos.
2-0, Carole Costa, 35.
3-0, Cláudia Neto, 46.
4-0, Andrea Rodrigues, 58.
5-0, Melissa Antunes, 62.
6-0, Sónia Matias, 67.
Equipas:
Portugal: Neide Simões, Ana Borges, Kimberly Brandão, Sílvia Rebelo, Sónia Matias, Carole Costa, Cláudia Neto (Melissa Antunes, 55), Laura Luís, Carla Couto (Ana Leite, 68), Carolina Mendes (Tita, 75) e Andrea Rodrigues.
(Suplentes: Patrícia Morais, Regina Pereira, Melissa Antunes, Sofia Vieira, Patrícia Gouveia, Tita e Ana Leite).
Arménia: Anna Karapetyan, Hamsik Yeremyan, Marine Karapetyan, Armine Khachatryan, Mariam Stepanyan, Mariam Torgomyan, Olga Osipyan, Lilit Karapetyan (Arpine Arzumanyan, 90+1), Ani Ghukasyan, Kristine Aleksanyan e Gayane Kostanyan.
(Suplentes: Taguhi Grigoryan, Kristine Hakobyan, Sofik Torosyan, Arpine Arzumanyan, Tatevik Manukyan e Kristine Grigoryan).
Árbitro: Marija Damjanovic (Croácia).
Ação disciplinar: nada a assinalar.
Assistência: cerca de 800 espetadores.