A seleção nacional de Sub-20 venceu hoje a Finlândia por 2-1, em jogo amigável de preparação para o Europeu de Futebol de Sub-21 de 2015, disputado no Estádio Sérgio Conceição, em Coimbra.
Os golos portugueses foram apontados por Aldair, do Penafiel (16), num remate de fora de área, após boa arrancada pela direita, e por Pipo (26), avançado do Santa Clara, de grande penalidade, a castigar uma mão na bola de um defesa nórdico, na sequência de um cruzamento de Aldair.
A Finlândia reduziu aos 63 minutos por Rannankari, de cabeça, a concluir um cruzamento de Kauppi.
Bastante renovada, a equipa de Ilídio Vale dominou durante toda a primeira parte, período em que marcou os dois golos e desperdiçou uma mão cheia de oportunidades para dilatar o marcador.
Nos primeiros 45 minutos, a seleção nórdica foi bastante inofensiva, tendo só por duas vezes, e sem perigo chegado, à grande área portuguesa.
O jogo baixou de qualidade no segundo tempo, com as duas seleções a operarem muitas substituições, e tornou-se mais equilibrado, com os finlandeses a serem mais atrevidos e a procurarem também o golo.
Na seleção nacional, Kaby (AEL Limassol, Chipre), Agostinho de Cá (Sporting) e Hugo Sousa (AEL Limassol) cumpriram a primeira internacionalização pela equipa de sub-20.
Portugal, que se sagrou vice-campeão do Mundo em sub-20 em 2011, volta a jogar quinta-feira com a Finlândia, no Estádio Municipal de Aveiro, às 16:00 horas.
Jogo no Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro, Coimbra.
Portugal - Finlândia, 2-1
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Aldair, aos 16 minutos.
2-0, Pipo, 27.
2-1, Rannankari, 63.
Equipas:
- Portugal: Tiago Maia, João Amorim, Tiago Ferreira, Josué (Hugo Sousa, 46), Luís Martins, Fábio Nunes (Luís Gustavo, 61), Rúben Pinto (Kaby, 61), Pipo (Tó Barbosa, 46), Luís Silva (Agostinho Cá, 61), William e Aldair (Edú, 83).
(Suplentes: Rafael, Luís Gustavo, kaby, Hugo Sousa, Paulo Oliveira, Agostinho Cá, Edú, Tó Barbosa e David Bruno).
- Finlândia: Kauppinen, Hoivala, Rannankari, Helvealathi, Nieminen (Rexhepi, 73), Makinen (kevin Peth, 55), Tyystala (Rasanen, 46), Ibrahim Kose (Paananen, 73), Lehtonen (Paananen, 73), Kauppi e Engstrom (Solomon Duah, 46).
(Suplentes: Viitala, Rasanen, Kevin Peth, Solomon Duah, Rexhepi, Paananen e C).
Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro).
Ação disciplinar: Nada a assinalar.
Assistência: Cerca de 250 espetadores.