Portugal registou um triunfo por 3-1 frente à Noruega, vice-campeã europeia em título, em jogo da segunda jornada do decisivo Torneio de Apuramento para o Europeu de futebol feminino de sub-19 de 2012.
Em jogo realizado no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro (Coimbra), a equipa portuguesa, derrotada pela República Checa na primeira jornada (3-2), reentrou na luta pela conquista de um lugar na fase final do Campeonato da Europa, na Turquia.
Vanessa Malho (13 minutos), Rita Fontemanha (24) e Diana Silva (90+2) marcaram os golos que permitiram a obtenção da primeira vitória de sempre de Portugal sobre a Noruega em todos os escalões femininos. Helene Haavi (85) apontou o tento das norueguesas.
Este resultado, conjugado com o triunfo da Bélgica por 3-0 sobre a República Checa, deixou as quatro equipas empatadas com três pontos. Na primeira ronda, as norueguesas bateram as belgas (3-0).
Portugal, que ocupa a primeira posição graças à melhor diferença de golos enfrenta a Bélgica na quinta-feira, na Figueira da Foz, enquanto a Noruega defronta a República Checa, em Cantanhede, em partidas agendadas para as 14:00.
Os seis vencedores dos grupos e o segundo classificado com melhor registo nos jogos contra o primeiro e o terceiro colocados do respetivo agrupamento juntam-se à anfitriã Turquia na fase final da prova, a realizar de 2 a 14 de julho de 2012.