O selecionador da Holanda, Bert Van Marwijk, destacou hoje Espanha, Alemanha, França, Itália, a sua equipa “laranja” e a Inglaterra como equipas mais fortes do Euro2012 de futebol, sem incluir Portugal, adversário no Grupo B.
“Nós fomos dados como um dos favoritos, mas quando se perde uns jogos o ambiente pode mudar completamente. Foi também o caso da Alemanha. Eram favoritos, mas perderam com a França e, agora, com a Suíça. A França também é forte. Há muitas equipas fortes: Espanha, Alemanha, França, Itália, Holanda, Inglaterra. São as mais fortes”, disse o treinador em declarações ao sítio oficial da UEFA na Internet.
Sobre o agrupamento que inclui ainda portugueses, germânicos e dinamarqueses, o técnico holandês mostrou-se agradado pela valia dos adversários.
“A vantagem de um grupo tão forte, como toda a gente diz, é que todos vão estar muito motivados, mesmo desde o sorteio. Se calhar, é melhor assim do que acabar num grupo em que toda gente diga ‘oh, vai ser fácil’. Às vezes, é muito mais difícil encontrar essa motivação”, afirmou.
Relativamente à posição de defesa lateral esquerdo, em virtude da retirada de Van Bronckhorst e da lesão de Pieters, Van Marwijk reconheceu a preocupação e confirmou que o sportinguista Stijn Schaars é uma das alternativas para o posto.
“Não vou revelar as minhas opções, mas não é um segredo que essa posição está difícil para nós. Temos de continuar. Nesta seleção há três jogadores que podem desempenhar a função. Willems, Schaars e Bouma”, concluiu.